Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, março 09, 2023

Homens e mulheres, igualdade de salários e o fim do machismo no mercado de trabalho

Publicado em 9 de março de 2023 por Tribuna da Internet

Presença feminina avança na força de trabalho, no processo político e social

Pedro do Coutto

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, transcorrido ontem, o governo Lula anunciou que estuda um projeto de lei determinando a igualdade de salários entre homens e mulheres, o que infelizmente ainda não aconteceu no Brasil.

A lei determina salários iguais para funções idênticas, mas não é cumprida em relação à diferença de gêneros. As mulheres são prejudicadas e é preciso que se tenha fim essa questão, sobretudo porque é cada vez mais a presença da mulher na força de trabalho brasileira, no processo político e social.

PRESENÇA FEMININA – Hoje, o eleitorado feminino é maior do que o do eleitorado masculino. Mas, em 1965, por exemplo, o número de eleitoras equivalia a um terço do número de eleitores. Logo, houve um avanço da presença da mulher no voto e nos desfechos eleitorais.

Agora mesmo, em 2022, a diferença entre o voto da mulher e o voto do homem ficou nítido na medida em que a vantagem de Lula junto às mulheres sobre Bolsonaro foi expressivamente maior do que a vantagem entre os homens. Os avanços têm se sucedido, mas é preciso que o governo atue mais fortemente no processo de igualdade.

CAMPANHA – No plano humano é preciso uma campanha publicitária bem forte contra a violência doméstica que leva a assassinatos de mulheres. É uma coisa trágica e envergonha uma sociedade. Por ser mais forte fisicamente, o homem quer, em muitos casos, impor a sua vontade e a sua fúria. Falta senso aos homens em relação à participação das mulheres na existência humana. A maternidade é um exemplo, um compromisso com a vida.

A mulher tem que ser valorizada ao extremo, pois ela mantém a relação mais profunda que um ser humano pode ter com outro, ao abrigar um ser por nove meses em seu ventre. A melhor forma de comemorarmos o dia 8 de março, que ontem passou, é principalmente o governo agir concretamente e valorizar a mulher no trabalho, nos cargos públicos e o homem respeitar os seus direitos que são iguais. Essa igualdade é fundamental até para a compreensão psicológica no relacionamento entre os dois sexos.

INSS -Reportagem de Fernanda Trisotto, O Globo de ontem, destaca declarações do ministro Luiz Marinho, do Trabalho, defendendo que se substitua a contribuição das empresas para o INSS na base da folha de salários pelo seu faturamento. Não acredito que a substituição poderá compensar a receita atual previdenciária, inclusive porque existem casos em que o faturamento pode ser reduzido a zero, até mesmo de um mês para outro.

É um debate longo, como reconhece o próprio ministro, a ser travado sobre o assunto. Os direitos sociais sempre se revestem de dificuldades a serem transpostas. É natural que os que têm a sua vida na dependência de contribuições efetivas não deixem de se preocupar diante às mudanças em engrenagens que podem levar à Previdência à ruína.

JOIAS –  Uma primeira caixa com presentes não foi barrada na Alfândega de Guarulhos, como ocorre em vários casos, e o ex-presidente Jair Bolsonaro teria levado consigo como se de sua propriedade fosse. É o caso do estojo contendo caneta, abotoaduras e um terço para orações. Os jornais deram grande destaque ao assunto, da mesma forma que os programas da televisão.

O retorno de Bolsonaro ao Brasil, previsto para o dia 15, segundo o seu filho Flávio Bolsonaro, não está confirmado. Coisas da política e seus mistérios.

Em destaque

Trump vai exigir redução dos juros e desafia independência do BC americano

Publicado em 25 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Trump dominou a edição do Fórum Econômico Mundial...

Mais visitadas