Bolsonaristas atacaram o Exército por postagem no Twitter com "toque da alvorada" feita na sequência da posse de Lula. (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)
Momentos após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomar posse em cerimônia no Congresso Nacional neste domingo (1°), bolsonaristas atacam o Exército por postagem no Twitter com "toque da alvorada".
Os militantes bolsonaristas ficaram na frente dos quartéis em todo o país após vitória de Lula pedindo intervenção militar e gritando palavras golpistas.
Segundo o vídeo, o toque da alvorada é um som tocado com uma corneta em quartéis e marca o início de uma jornada de trabalho. O vídeo, que primeiro foi publicado no Youtube, não cita em nenhum momento a posse do petista, mas destaca que com a chegada do primeiro dia do ano, o "Exército Brasileiro deseja a todos um feliz 2023".
De acordo com publicação do UOL, em uma hora de postagem, os comentários na postagem já passavam dos 2 mil, em sua maioria críticas ao Exército por não ter dado um golpe militar e evitado a posse de Lula.
Também foram usadas as hastags #braçofraco #mãotraira ao criticar e classificar como covardia a não adesão a tentativa de golpe.
"'Mão Amiga' de quem? Do Bandido? Cadê vocês defendendo a nação? Deixaram a quadrilha voltar à cena do crime", escreveu uma mulher em tom de crítica. "Caxias deve estar se revirando na tumba ante a covardia e omissão! Deplorável!!!", diz outro usuário.
Publicação do UOL questionou o novo comandante do Exército, no salão nobre do Palácio do Planalto, sobre o movimento golpista em frente ao Quartel de Brasília. O general Arruda confirmou que ainda não havia movimentação no momento da posse de Lula, mas não chegou a comentar o que pretende fazer sobre o caso.
Lula afirma que vai revogar o teto de gastos
Em discurso de posse, o presidente Lula (PT) afirmou que acabará com o teto de gastos, que, em sua fala, considerou uma 'estupidez'.
“O SUS é provavelmente a mais democrática das instituições criadas pela Constituição de 1988. Certamente por isso foi a mais perseguida desde então, e foi, também, a mais prejudicada por uma estupidez chamada Teto de Gastos, que haveremos de revogar”, disse Lula.
O que é o teto de gastos?
O teto de gastos é um mecanismo para limitar o crescimento das despesas públicas à inflação registrada no ano anterior. Também chamada de “novo regime fiscal”, a Emenda Constitucional, que tem vigência de 20 anos, poderia ser revista a partir de 2026.
Na prática, o teto congelaria os gastos públicos por, pelo menos, dez anos, já que o aumento em despesas deve seguir a inflação.
Outro nome que o teto de gastos costuma levar é “âncora fiscal’, porque “segura” os gastos do governo em um determinado patamar.
Lula promete novo PAC
Também em seu discurso, Lula afirmou que retomará o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), marca de seus dois primeiros governos.
"Em diálogo com os 27 governadores, vamos definir prioridades para retomar obras irresponsavelmente paralisadas, que são mais de 14 mil no país. Vamos retomar o Minha Casa Minha Vida e estruturar um novo PAC para gerar empregos na velocidade que o Brasil requer", afirmou Lula.
O que é o PAC?
O programa consiste em um conjunto de medidas destinadas a incentivar o investimento privado, aumentar o investimento público em infraestrutura e remover obstáculos – burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos – ao crescimento.
Punições por descaso na pandemia
O novo presidente também afirmou que o governo Bolsonaro cometeu genocídio durante a pandemia da covid-19 e que as responsabilidades serão apuradas e os responsáveis serão punidos.
Lula subiu o tom do discurso ao falar da pandemia e fez defesa do Sistema Único de Saúde antes de falar das investigações.
Yahoo