Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, junho 04, 2022

Lula e Bolsonaro empatam tecnicamente no RJ, aponta Paraná Pesquisas

 Sábado, 04 de Junho de 2022 - 10:20


Lula e Bolsonaro empatam tecnicamente no RJ, aponta Paraná Pesquisas
Foto: Montagem Veja | Ricardo Stuckert e Marcos Corrêa/PR

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) lideram, sob empate técnico, a disputa eleitoral no Rio de Janeiro para a presidência da República, conforme levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas neste sábado (4).

 

No cenário estimulado, Lula aparece numericamente à frente, com 37,9% das intenções de voto, contra 37,5% de Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) surge como a terceira opção dos fluminenses, mas muito atrás, com 5,6% da preferência.

 

O deputado federal André Janones (Avante), com 1,2%; a senadora Simone Tebet (MDB), com 1,1%; o empresário Pablo Marçal (Pros), com 0,5%; a sindicalista Vera Lúcia Salgado (PSTU), também com 0,5%; o cientista político Felipe D’Ávila (Novo), com 0,3%; o advogado José Maria Eymael (DC), com 0,2%; e o deputado federal Luciano Bivar (UB), com 0,1% também pontuaram na pesquisa.

 

Brancos e nulos somam 9,6% das intenções de voto, enquanto 5,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.

 

Os segmentos da população em que Lula se destaca são as mulheres (42,3%), jovens entre 16 e 24 anos (44,9%) e pessoas que estudaram até o Ensino Fundamental (43,7%). Já Bolsonaro apresenta maior intenção de voto entre os homens (45,6%), entre idosos com 60 anos de idade ou mais (43,6%) e entre pessoas que completaram o Ensino Superior (42,3%).

 

APROVAÇÃO

A maioria do eleitorado do Rio de Janeiro avalia negativamente o governo de Jair Bolsonaro. Desaprovam a gestão bolsonarista, 51% dos fluminenses; enquanto 44,7% disseram aprovar a administração federal. Não opinaram ou não souberam responder, 4,2%.

 

Em um questionário diferente, 46,3% do eleitorado avaliou o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo; enquanto 35,9% respondeu que a gestão bolsonarista é boa ou ótima. Apenas 17% dos entrevistados responderam “regular”. Não soube ou não opinou, 0,9%.

 

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores em 50 municípios do Rio de Janeiro, entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-09584/2022, com margem de erro de 2,5% e nível de confiança em 95%.

Bahia Notícias

Em destaque

Abuso de Poder e Perseguição Política: Justiça Determina Reintegração de Servidor Público

A situação descrita envolvendo o prefeito Derisvaldo "Deri" do Paloma e seu secretário de administração João Batista reflete um ca...

Mais visitadas