Publicado em 30 de junho de 2022 por Tribuna da Internet
Gustavo Schmitt e Daniel Gullino
O Globo
O apresentador de televisão José Luiz Datena (PSC) afirmou nesta quinta-feira que vai desistir de disputar a eleição ao Senado por São Paulo neste ano. O anúncio foi feito nesta tarde durante o seu programa Brasil Urgente, na Band. É a quarta vez que Datena abre mão de concorrer a cargos na política. Nas três últimas eleições, ele desistiu de concorrer a senador, prefeito e vice-prefeito.
— Em primeiro lugar, eu queria deixar minha palavra de carinho para com o presidente da República, que hoje de manhã deu uma declaração que tinha me escolhido como candidato ao Senado em São Paulo. E foi isso mesmo que foi acordado. Mas eu pensei bem, e resolvi seguir o meu caminho, mas obrigado a ele por ter confirmado o acordo que aconteceu, não foi por parte dele que não deu certo, disse o jornalista.
CONSTRANGIMENTO – A decisão deixou Bolsonaro constrangido, porque na manhã de hoje o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que estava “fechado” com o apresentador.
— Estou como Datena lá, fechei com o Datena. Está em um outro partido. Tem críticas, assim como tem gente que critica o Tarcísio, critica a mim — disse o presidente, sobre a postura política do apresentador.
A pré-candidatura de Datena foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 15 de maio, em São Paulo, durante almoço na casa do ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Datena, que esteve presente no almoço e discursou aos presentes, afirmou ao GLOBO que só não seria candidato “se morresse” ou se Jair Bolsonaro e Tarcísio Freitas desistirem.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Datena não morreu, Bolsonaro e Tarcísio não desistiram, mas tiveram um grande baque em suas campanhas. A palavra de Datena, portanto, não vale uma nota de três dólares. E sua decisão irresponsabilidade mostra que a abunda na política brasileira. (C.N.)