Publicado em 29 de junho de 2022 por Tribuna da Internet
Igor Gadelha
Metrópoles
O general Braga Netto faz, nesta quinta-feira (30/6), sua primeira viagem ao lado de Jair Bolsonaro após ser confirmado pelo presidente como seu candidato a vice nas eleições deste ano. Assessor especial no Palácio do Planalto, o militar acompanha o chefe durante viagem a Campo Grande (MS), onde participam de cerimônia de entrega de residências populares.
A viagem será a última de Braga Netto como integrante do governo. O general deixará o cargo de assessor nesta sexta-feira (1º/7), como exige a legislação eleitoral para assessores que disputarão o pleito de outubro.
Na semana passada, como noticiou a coluna, Bolsonaro enviou Braga Netto ao Rio de Janeiro para conversar e ouvir demandas de empresários e representantes do setor produtivo.
CARLUXO APOIA – Filho 02 do atual presidente da República, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos) discorda dos irmãos Flávio e Eduardo Bolsonaro sobre o vice ideal para o pai nas eleições de 2022.
Enquanto o senador e o deputado federal preferiam a deputada federal Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, Carluxo defendia o nome do general Braga Netto como companheiro de chapa do pai no pleito deste ano.
Segundo aliados, Carluxo até tem restrições com alguns integrantes da ala militar. Mas acredita que Braga Netto será mais leal ao pai e funcionará melhor como “seguro contra impeachment” num eventual segundo governo. No fim das contas, o vereador parece ter levado a melhor. No domingo Bolsonaro anunciou que deve confirmar ainda nesta semana o nome de Braga Netto como seu vice. E isso pode acontecer hoje.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A insistência do Centrão para que Bolsonaro escolhesse Tereza Cristina era eleitoral, uma forma inteligente de reduzir a rejeição das mulheres ao nome dele. Decidir por Braga Netto é um tiro no pé, porque ele não agrega novos eleitores a Bolsonaro, que jamais perderá um só voto da extrema direita, onde o general se posiciona com bravura. (C.N.)