Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, junho 28, 2022

Com ou sem Bolsonaro, Lira continuará presidindo a Câmara e exercendo poder


O presidente da Câmara, Arthur Lira, durante sessão no plenário — Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Lira assumiu antecipadamente o semipresidencialismo

Thiago Prado
O Globo

Na manhã da última segunda-feira, 20, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se preparava para a reunião de líderes que debateria medidas para conter os reajustes da Petrobras nos combustíveis quando recebeu a ligação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em debate, as reclamações do governador do Rio, Cláudio Castro (PL-RJ), ao líder do Centrão sobre a demora do governo federal em aceitar a renovação do regime de recuperação fiscal do Rio. “Paulo, ele é nosso aliado, o que respondo para ele aqui?”, questionou Lira.

ACORDO FECHADO – Cerca de 48 horas depois, o Palácio Guanabara anunciou a formalização do acordo com a União, que vinha se arrastando desde a recusa do Tesouro Nacional às condições apresentadas pelo governo estadual em janeiro.

Acenos do presidente da Câmara a partidos aliados se acumulam nos últimos meses, de olho na reeleição ao próprio cargo na próxima legislatura, disputa que ocorrerá em fevereiro de 2023.

Para o caso de derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) e vitória do ex-presidente Lula (PT), cenário que ganhou força para lideranças do Centrão devido ao aumento da inflação e à prisão do ex-ministro Milton Ribeiro (Educação), Lira também já se move. Ampliou conversas com partidos de oposição e tem se aproximado do presidente do PSD, Gilberto Kassab, que sinaliza nos bastidores que apoiará o petista em um segundo turno contra Bolsonaro.

OPERAÇÃO CASADA – Lira vem amarrando o apoio de Kassab à sua reeleição em uma operação casada com a recondução de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao comando do Senado.

Os movimentos coincidem com conversas recentes de Kassab para apoiar a candidatura de Tarcísio Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo, podendo até ser suplente do pré-candidato da chapa ao Senado, José Luiz Datena (PSC).

O presidente da Câmara entende que, com o apoio das futuras bancadas de PL, PP, Republicanos e PSD, terá a adesão de cerca de 200 deputados logo no início da disputa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Com a chave do cofre do orçamento secreto em suas mãos. Arthur Lira não terá o menor problema para ser reeleito à presidência da Câmara e continuar a exercer seus podres poderes semipresidencialistas. O acerto com Kassab não tem a menor necessidade. É até uma redundância(C.N.)

Em destaque

Piada do Ano! Lula imitou Bolsonaro e deve ficar inelegível por abuso de poder

Publicado em 5 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Pavinatto mostra que caso de Lula é igual ao de Bolso...

Mais visitadas