sábado, junho 19, 2021

Manifestações pedem impeachment do presidente da República e criticam sua gestão da pandemia

Publicado em 19 de junho de 2021 por Tribuna da Internet

Protestantes na Avenida Paulista em ato contra o presidente Jair Bolsonaro e pelas vacinas — Foto: Henrique Picarelli/GloboNews

Avenida Paulista em ato contra Bolsonaro e pelas vacinas

Deu em O Globo

Milhares de manifestantes já foram às ruas neste sábado em Brasília e nas capitais brasileiras para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Os atos pedem o impeachment de Bolsonaro e o avanço da vacinação em meio a críticas à gestão da pandemia no Brasil, no dia em que o país ultrapassou a marca de 500 mil mortes por Covid-19.

Os protestos, convocados por entidades e movimentos sociais, contam com respaldo de partidos políticos e centrais sindicais. As manifestações estão programadas para ocorrer ao longo do dia em quase 400 cidades em todos os estados brasileiros.

ATÉ NO EXTERIOR – Manifestações foram registradas até 15h em Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Na capital paulista, os manifestantes se concentraram na Avenida Paulista.

Houve atos também fora das capitais, em cidades como Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Campina Grande (PB), Caxias (MA), Lavras (MG) e Santa Maria (RS). No total, os protestos ocorrem em cidades de 21 estados, além do Distrito Federal. No exterior, grupos também se mobilizam em dezenas de países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Áustria.

AGLOMERAÇÕES – Apesar das orientações dos organizadores para respeitar o distanciamento social, aglomerações foram registradas nesta manhã, a exemplo do ocorrido nos atos do último dia 29, que também miravam o governo. A maioria dos manifestantes usava máscaras. Até o início da noite, os atos foram pacíficos.

Em São Paulo, manifestantes carregam faixas e cartazes com dizeres como “Fora Bolsonaro”, “Bolsonaro Genocida” e “Vacina Para Todos”. Na grande São Paulo, pelo menos 10 cidades registraram atos nesta manhã.

Os manifestantes reivindicam o impeachment do presidente, mais vacinas e auxílio emergencial. Além de centrais sindicais, já participam da concentração do protesto pessoas ligadas ao movimento estudantil, ao movimento de mulheres, coalização negra, sindicatos e às causas sociais. Havia também bandeiras de partidos políticos de esquerda como PSOL e PT.

Em destaque

Cordel – 02 de Fevereiro, Dia de Iemanjá

  Cordel – 02 de Fevereiro, Dia de Iemanjá Por José Montalvão No dois de fevereiro O mar se veste em oração, É dia da Rainha d’Água, Da mais...

Mais visitadas