Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 16, 2021

Joice acusa Bivar de ter entregue o PSL a Bolsonaro, que ela considera “psicopata”

 

A deputada Joice Hasselmann (SP) vai deixar o PSL Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Joice já pediu que o TSE aceite sua desfiliação do partido

Sérgio Roxo
O Globo

A deputada federal Joice Hasselmann (SP) acusa o presidente do PSL, Luciano Bivar, de ter entregado o comando do partido na Câmara a parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro em troca do cargo de primeiro secretário na Mesa Diretora da Casa e disse que, por causa disso, deixará a legenda.

— Cobrei muito essa negociata que fizeram para que ele ganhasse o cargo na Mesa em troca de entregar o partido para os bolsonaristas na Câmara. Então, é culpa exclusivamente do Bivar nós termos Bia Kicis na Comissão de Constituição e Justiça. É culpa exclusivamente do Bivar termos um Victor Hugo, que é uma assecla do Bolsonaro, comandando o partido na liderança. Nós termos uma Carla Zambelli, maluca, comandando a comissão de Meio Ambiente — acusou a deputada.

DÁ VERGONHA — “ Eu tenho vergonha de estar no partido com essas figuras em espaço tão importantes para o país” —  acrescentou.

Bivar foi eleito primeiro secretário da Câmara em fevereiro na mesma votação em que Arthur Lira (PP-AL) chegou à presidência da Casa com o apoio de Bolsonaro. A deputada conta que cobrou Bivar sobre a sua negociação no grupo de WhatsApp do partido no mês de março e chegou a chamá-lo de “frouxo”.

Depois do desentendimento, Joice afirma que o partido cortou o seu espaço de manifestação, a impedindo de falar no plenário da Câmara durante as sessões. “Ele exigiu a minha expulsão do grupo, mas eu mesma saí”.

POR JUSTA CAUSA – Joice relata que deu entrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o pedido para que possa deixar o partido por “justa causa” sem perder o mandato. Ela alega que esperou quatro meses para denunciar a “negociata de Bivar” porque aguardava o seu advogado preparar a papelada para dar entrada no pedido de desfiliação.  O desentendimento da parlamentar com o PSL foi revelado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Procurado, Bivar disse que não comentaria as acusações de Joice.

A deputada acredita que o PSL pode apoiar a reeleição de Bolsonaro, “de repente colocando um vice”. O presidente deixou o partido no primeiro ano de mandato após se desentender com Bivar.

— A questão é a indignidade deles deixarem a porta aberta para esse cara.  Esse cara é um psicopata. O Bolsonaro tentou criar um partido, tentou achincalhar o PSL.  O Eduardo Bolsonaro xingava esse partido dia e noite. E eles foram tão indignos, se acadelaram tanto, essa é a palavra, que abriram as portas de novo para os bolsonaristas. Se o partido tivesse o mínimo de dignidade, teriam expulsado todos (bolsonaristas) porque isso é o que diz a lei. Infidelidade partidária pode gerar expulsão e acabou.  Mas retiraram todos os processos de expulsão. Então o PSL se tornou indigno ao reabrir a porta para o bolsonarismo e, por consequência, para o próprio Bolsonaro — afirma Joice.

SUPERVOTAÇÃO – Então aliada de Bolsonaro, Joice foi eleita em 2018 deputada federal com um milhão de votos, a segunda maior votação do país. Em outubro de 2019, ela foi tirada pelo presidente da liderança do governo no Congresso em meio ao seu embate com o comando do PSL. A deputada se tornou opositora do governo desde então.

Joice afirma que pretende em breve anunciar o seu novo partido. Ela diz que negocia com três legendas, mas não revela quais são. A deputada tem relação próxima com o governador de São Paulo, João Doria. Por isso, um dos seus destinos pode ser o PSDB. DEM e Podemos também estão no horizonte da parlamentar.

A deputada diz que pretende ingressar na legenda que lhe permita capacitar mulheres para ocuparem espaços de poder.

Em destaque

Em seu primeiro ano de vigência, arcabouço fiscal evidencia fragilidades

Publicado em 18 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto Re...

Mais visitadas