Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 17, 2021

Fraude na política de preços da Petrobras faz Inflação disparar e ameaça a economia


Charge do Duke (O Tempo)

Carlos Newton

Como diz Gonzaguinha, não dá mais para segurar.A manipulação dos preços dos combustíveis chegou a uma situação-limite, que ameaça a economia como um todo. No IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação foi a maior para maio em 25 anos, ao atingir a taxa de 0,83%, e chegando a 8,06% em 12 meses, bem acima do teto da meta do governo para o ano, que é de 5,25%.

A explicação da equipe econômica é de que a energia elétrica saltou 5,37% e foi o item que mais pesou no índice mensal. Propositalmente, os técnicos do governo tentam ocultar a influência do maior difusor de inflação – o preço dos combustíveis, que incidem sobre os fretes, os transportes e os preços dos produtos em geral.

PREÇO DE IMPORTADO – O fato concreto é que, para tornar atraente a privatização das refinarias, desde 2016 (governo Michel Temer/Pedro Parente) a Petrobras adotou a inédita política de Preços Paritários aos de Importação (PPI), ou seja, os combustíveis vendidos nas refinarias têm preços arbitrados como se tivessem sido importados.

Assim, estima-se o preço do combustível numa refinaria estrangeira e se somam os custos logísticos de importação, taxas e seguros, além das margens de risco e de lucro dos importadores.

É um absurdo total, porque a Petrobras é superavitária na produção de óleo cru e capacidade de refino. E apesar de ter custos muito inferiores aos Preços Paritários de Importação (PPI) e capacidade de abastecer nosso mercado com menores preços, garantindo a lucratividade das ações, são fixados preços como se os combustíveis precisassem ser importados, e não é Piada do Ano.

GOVERNO MILITAR? – Essa política criminosa de lesa-Pátria é adotada num governo militar, alimentando a corrupção interna na Petrobras, nas operações de compra e venda de óleo cru e derivados, forçando uma massiva importação de diesel, como se o país não fosse superavitários, e desestimulando o programa do biocombustível.

Tudo isso para facilitar a privatização das refinarias, inclusive a Abreu e Lima, em Pernambuco, que produz o melhor óleo combustível do mundo, exportado pelo Brasil para os Estados Unidos e muitos outros países.

Diante dessa crise, com o país mergulhando em nova inflação, é preciso responder a duas perguntas: O que esses generais estão fazendo no Planalto, a não ser contando o vil metal, como dizia Belchior? E que país é esse?, como indagavam Francelino Pereira e Renato Russo.

###
P.S. 
– Se a Polícia Federal investigar a Área Internacional da Petrobras, vai encontrar um covil de corruptos de fazer inveja à Lava Jato. E isso nada tem a ver com o fato de ser uma estatal. Das cinco maiores petrolíferas, quatro são estatais. Enquanto das 25 maiores, as estatais são 19. Controlam mais de 90% das reservas e cerca de 75% da produção de petróleo(C.N.)

Em destaque

PSB quer apoiar Lula disputando a reeleição com Alckmin de vice

Publicado em 15 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Siqueira diz que Alckmin deve ser mantido na chap...

Mais visitadas