Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 14, 2021

Crise entre Moraes e Aras se acirra após PGR pedir fim de inquérito contra bolsonaristas


Charge dp MDR (Charge Online)

Aguirre Talento e Mariana Muniz
O Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes passou a fazer duras críticas, em conversas privadas, à atuação do procurador-geral da República Augusto Aras, após o pedido de arquivamento do inquérito dos atos antidemocráticos, que mira bolsonaristas. O caso expôs publicamente a divergência entre os dois, mas faz parte de uma série de embates envolvendo posicionamentos de Aras contra medidas de investigações que atingiam aliados do Planalto.

Ministro e procurador-geral já haviam entrado em choque antes por desacordo no inquérito das fake news, também relatado por Moraes, e quando o magistrado autorizou buscas contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sem informar previamente à PGR, o que irritou Aras.

RUMO AO STF – A nova contenda fez a briga escalar nos bastidores. A avaliação de ministros do STF é que o pedido de arquivamento foi um aceno de Aras ao presidente Jair Bolsonaro pela indicação à cadeira que será aberta na Corte com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, em julho. De acordo com interlocutores, Alexandre de Moraes teria ficado “estarrecido” com a manifestação da PGR e apontou a existência de falhas no pedido de arquivamento.

A procuradoria-geral argumentou que a Polícia Federal ficou um ano com o inquérito e não produziu provas de crimes contra os parlamentares investigados. Por entender que havia elementos suficientes para o prosseguimento do caso, Moraes decidiu tirar o sigilo do inquérito e expor as provas coletadas. E pediu esclarecimentos à PGR sobre a extensão do arquivamento. Após a resposta, o ministro decidirá o rumo da investigação. No Supremo, ministros têm dito que vão respaldar as decisões que Moraes tomar.

MUDOU DE OPINIÃO – No início de sua gestão, em outubro de 2019, Aras se manifestou a favor do prosseguimento do inquérito das fake news, mudando a avaliação externada por sua antecessora Raquel Dodge, que argumentava ser inconstitucional o inquérito aberto e conduzido por Alexandre de Moraes.

Os embates entre o ministro e o procurador-geral da República remontam a maio do ano passado. Na ocasião, Moraes enviou à PGR um pedido de busca e apreensão contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, formulado dentro do inquérito das fake news, que apura ataques à Corte.

Aras respondeu que considerava necessário apenas tomar o depoimento dos alvos da investigação, sem a realização de buscas. Também se posicionou contra o bloqueio de contas nas redes sociais usadas por bolsonaristas para ataques ao STF. Apesar disso, Moraes autorizou a operação, cumprida pela PF uma semana depois. Isso resultou em uma súbita mudança de posição do procurador-geral da República.

ARAS TENTA IMPEDIR – Após as buscas contra bolsonaristas, Aras entrou com uma ação no STF pedindo a suspensão da investigação. Criticado na ocasião, Aras soltou nota dizendo que não havia mudado de posicionamento e que a ação tinha o objetivo de delimitar a participação do Ministério Público no inquérito.

A PGR, então, concentrou seus esforços contra bolsonaristas no inquérito dos atos antidemocráticos, aberto a pedido de Aras em abril de 2020. Em junho, após pedido da PGR, a Polícia Federal cumpriu busca e apreensão contra bolsonaristas e houve a quebra do sigilo bancário de 11 parlamentares.

Após a PF concluir relatório parcial das diligências, Moraes enviou o material para a PGR se manifestar sobre o prosseguimento das investigações em 4 de janeiro. O ministro fez insistentes cobranças a Aras por uma resposta, que só foi enviada ao Supremo no dia 28 de maio, com o pedido de arquivamento.

BUSCA CONTRA SALLES – Nesse ínterim, Moraes recebeu em 30 de abril um pedido de busca formulado pela Polícia Federal contra Ricardo Salles. O procedimento padrão seria enviar os autos para a PGR se manifestar sobre o pedido.

Segundo interlocutores, Moraes avaliou que Aras poderia criar obstáculos ou até mesmo vazar informações ao Palácio do Planalto. Por isso, autorizou a realização das buscas sem ouvir previamente a PGR, que só soube da operação no dia da deflagração.

A ação de Moraes provocou profunda irritação em Aras, que dias depois apresentou uma ação ao STF para garantir que toda operação tenha manifestação prévia da PGR.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Moraes não vai ceder. Sabe que Aras é um bajulador, um serviçal do poder que é passageiro. Pensa que será nomeado para o Supremo, mas Boldonsro não pode perder um áulico desse porte na Procuradoria, o máximo que Aras conseguirá é ser mantido na PGR por mais dois anos. (C.N.)


Em destaque

Lula precisa conquistar eleitores que só votaram nele para evitar Bolsonaro

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula está ficando cada vez mais refém dessa polariz...

Mais visitadas