Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 26, 2021

Governo faz ‘mutirão’ para se defender contra 23 possíveis acusações na CPI da Covid

Publicado em 26 de abril de 2021 por Tribuna da Internet

Charge do Amorim (Arquivo Google)

Deu em O Globo

Preparando uma “operação de guerra” para a instalação da CPI da Covid nas próximas semanas, o Palácio do Planalto pediu a vários ministérios um relatório de todas as ações tomadas no combate à pandemia, principalmente em relação a temas em que o governo é mais atacado.

O documento, enviado por e-mail, foi revelado pelo portal UOL e obtido também pelo GLOBO. Na divisão, cada ministério ficou encarregado de responder algumas das acusações feitas ao governo como, por exemplo, a de que o presidente Bolsonaro pressionou os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich a aprovarem o uso da hidroxicloroquina.

COMITÊ DE CRISE – Ao todo, são 23 acusações listadas pelo governo, divididas entre 13 ministérios. Como o GLOBO revelou neste domingo, o Planalto montou um comitê de crise para se preparar para a CPI instalada no Senado.

O plano envolve desde a preparação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello até a tentativa de interlocução com pessoas próximas ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), indicado como relator da comissão.

Nos últimos dias, o governo procurou uma aproximação com o ex-presidente José Sarney, que conversa semanalmente com Renan. O presidente Bolsonaro também ligou para Renan Filho, governador de Alagoas e primogênito do senador.

UM NOVO CARGO – Conforme o jornalista Lauro Jardim amumciou, o governo está transferindo Pazuello de Manaus para Brasília, onde terá um cargo no Palácio do Planalto.

A ideia é que o ex-ministro da Saúde dedique o seu tempo em Brasília a se debruçar sobre uma série de documentos, dados e informações oficiais que reforcem a narrativa de que o governo não foi omisso na pandemia nem na crise do oxigênio em Manaus.

Pazuello também terá à sua disposição um grupo de trabalho formado por integrantes de diferentes ministérios — que fornecerá subsídios para defender as ações do governo.

BLINDAR BOLSONARO – O pedido feito a quase todos os ministérios entra na construção desse arsenal produzido para a defesa do ex-ministro da Saúde e também a blindagem do presidente Jair Bolsonaro.

A decisão de realizar essa atuação coordenada do governo foi tomada durante uma reunião ministerial realizada no último dia 19 de abril, segundo o e-mail enviado para todas as pastas pela Subchefia de Articulação e Monitoramento.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Sonhar ainda não é proibido nem paga imposto, mas vai ser impossível blindar Bolsonaro, porque ele se dedica de corpo e alma a se comprometer com irregularidades sanitárias, boicotando as instruções dos cientistas, todos os dias. (C.N.)

Em destaque

No Rio, à mercê das áreas dos milicianos

  Por Coisas da Política GILBERTO MENEZES CÔRTES - gilberto.cortes@jb.com.br Bolsonaro discursa sobre um trio elétrico em Copacabana, no 21/...

Mais visitadas