Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, abril 28, 2021

Omar Aziz critica fala de Guedes sobre os chineses: “Não pode se comportar como se estivesse no BBB”

 


“Falar menos não faz mal”, disse o presidente da CPI da Covid

Deu no O Tempo

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), criticou, na manhã desta quarta-feira (28), o ministro da Economia, Paulo Guedes, por declarações ofensivas à China no momento em que o país depende dos insumos dos asiáticos para produzir vacinas em território nacional.

Em entrevista à CNN Brasil, o senador afirmou que o ministro não deveria opinar sobre o assunto, pois “entende tanto de vacina quanto ele entende de foguete” e que não pode achar que “está no Big Brother” e que é só pedir desculpas após “sair no paredão”.

DESCULPAS – Guedes pediu desculpas após dizer, em uma reunião que não sabia que estava sendo transmitida, que os chineses inventaram o vírus e, mesmo assim, os norte-americanos fizeram uma vacina mais eficaz.

“O IFA que nós precisamos para produzir a vacina vem da China. A quantidade de brasileiros que se vacinaram com a Coronavac é infinitamente superior às outras vacinas que nós temos aqui no Brasil, como a Astrazeneca, por exemplo. Então, ele dando uma declaração dessas é muito ruim, porque demonstra a falta de confiança naquilo que nós temos apostando, que é a vacina. Não é a primeira vez que nós temos problemas com um dos maiores parceiros comerciais que nós temos. Ao mesmo tempo que a pandemia está acontecendo nós temos um problema sério na parte econômica”, afirmou, enfatizando que Guedes não entende do assunto.

“NÃO ENTENDE NADA” – “Vem o ministro da Fazenda que tecnicamente entende de vacina como eu entendo de foguete… pois Paulo Guedes não entende absolutamente nada de vacina para dizer se essa vaicna é boa ou não. Do que eu sabia ele é um economista. Ele não é, de jeito nenhum, um infectologista, um membro da comunidade científica que está analisando qual vacina é melhor ou não, e da um tiro numa relação com a China, que nos mantém os insumos para produzir a vacina no butantã”, criticou, afirmando que Guedes parecia que estava em uma “conversa de butiquim”.

Omar Aziz fez referência ao reality show da TV Globo para ironizar o pedido de desculpas de Guedes, horas após a divulgação da transmissão involuntária da reunião.

“Acho que ministro Paulo Guedes faz uma autocritica. Agora, o ministro Paulo Guedes ele não pode se comportar como se estivesse no Big Brother, que o cara faz uma besteira e depois sai do Big Brother, do paredão e vem pedir desculpa aqui fora. O ministro Paulo Guedes é uma referência, formador de opinião, não é uma pessoa qualquer no contexto da República brasileira e (precisa) se preservar e falar menos. Falar menos não faz mal para você”, concluiu.

RAMOS –  Omar Aziz também criticou, mais moderadamente, o ministro da Casa Civil, Luiz Ramos, que afirmou, na mesma reunião vazada, que tomou a vacina escondido por causa de Bolsonaro.

“Se eu fosse o ministro Ramos eu tomaria a vacina e mandava todo mundo me fotografar para dar exemplo para o Brasil. Um general do Exército se vacinando. Isso é importante, pois aquelas pessoas que sao contra a vacina seriam motivadas”, afirmou.


Em destaque

Pacheco sobe o tom após decisão de Zanin que suspendeu desoneração

Publicado em 28 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Pacheco diz que vai recorrer de decisão de Zanin Pe...

Mais visitadas