Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, abril 29, 2021

CPI da Covid: Primeira sessão é marcada por bate-boca e tentativas de manobras da base governista


Charge do Amarildo (veja.abril.com.br)

Julia Chaib e Renato Machado
Folha

Em uma sessão marcada por discussões e tentativas de governistas de retardarem os trabalhos da comissão, os senadores que integram a CPI da Covid aprovaram na manhã desta quinta-feira, dia 29, requerimentos para convocar ex-ministros da Saúde, incluindo o general Eduardo Pazuello.

Esses foram os primeiros requerimentos aprovados pela comissão e vão definir a pauta de depoimentos da próxima semana. Os requerimentos aprovados convocam também os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

TESTEMUNHAS – Além desses, também foram convocados o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além do diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres. Todos comparecerão ao Senado na condição de testemunhas.

Como a Folha havia informado, os senadores acordaram que os depoimentos vão começar na terça-feira, dia 4, com o comparecimento dos ex-ministros Mandetta e Teich. No dia seguinte, será ouvido o ex-ministro Pazuello. Já a sessão de quinta-feira será destinada para a participação do atual ministro Marcelo Queiroga (Saúde) e também de Barra Torres (Anvisa).

Inicialmente, também estava prevista a convocação do ex-secretário especial de Comunicação da Presidência Fabio Wanjngarten. No entanto, após resistência dos governistas, houve um acordo para que apenas os requerimentos referentes aos depoimentos da próxima semana fossem aprovados.

ENXURRADA DE PEDIDOS – Instalada na terça-feira, dia 27, a CPI já recebeu uma enxurrada de pedidos de senadores. Os requerimentos, que passam de 200, abrem caminho para uma devassa na condução do governo Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia.

Além de convocações, os requerimentos também solicitam informações sobre o fornecimento de respiradores, EPIs (equipamentos de proteção individual), “kit intubação”, abertura de leitos, fornecimento de oxigênio, aquisição de vacinas, seringas e distribuição de cloroquina para o chamado tratamento precoce.

Em destaque

"Política: Um Mal Necessário e a Importância da Desconfiança Crítica"

                                            Foto Divulgação A natureza da política e a postura dos cidadãos em relação a ela. A política é,...

Mais visitadas