Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, abril 30, 2021

Pacheco tenta se reaproximar do núcleo presidencial e telefona para Flávio após ser chamado de “ingrato”

Publicado em 30 de abril de 2021 por Tribuna da Internet

Reaproximação de Pacheco com Flávio é estratégica para ambos

Paulo Cappelli
O Globo

Após ser chamado de ‘ingrato’ pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) por conta da CPI da Covid, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ligou para o primogênito de Jair Bolsonaro e o convidou para participar de uma agenda privada no Rio de Janeiro nesta sexta-feira. O telefonema foi feito na quinta-feira e teve como objetivo buscar uma reaproximação com Flávio e com o núcleo presidencial.

Na ligação, não houve pedido de desculpas entre eles. Mas o gesto do presidente do Senado de convidar o ’01’ para uma agenda no Rio, reduto eleitoral de Flávio, foi apreciado pelo primogênito de Bolsonaro. Em tom amistoso, o senador recusou o convite por já ter compromissos agendados em São Paulo nesta sexta-feira, mas combinou de, na semana que vem, conversarem pessoalmente.

RECLAMAÇÃO – Na terça-feira, Flávio reclamou publicamente de Pacheco pela suposta falta de critério ao acatar decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, para instalar a CPI da Covid e, dias depois, ignorar decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que buscava impedir Renan Calheiros (MDB-AL), crítico do Planalto, de assumir a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Pacheco se elegeu presidente do Senado com o apoio do governo e de parte dos senadores de oposição e, desde então, vem equilibrando pratos para manter portas abertas com os dois campos.

“Entendo que houve ingratidão do presidente do Senado”, disse Flávio, na terça-feira, na primeira crítica pública feita pelo núcleo de Bolsonaro ao chefe do Congresso. Nas redes sociais, deputados bolsonaristas chegaram a comparar Pacheco ao ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem Bolsonaro travou sucessivos embates. O telefonema nesta quinta-feira foi o primeiro contato entre Pacheco e Flávio após o atrito.

MOVIMENTO ESTRATÉGICO –  A reaproximação de Pacheco com Flávio é estratégica para ambos. Mesmo após a instalação da CPI da Covid, Bolsonaro ainda precisa de Pacheco para aprovar projetos no Senado e impedir o crescimento de agendas da oposição. Pacheco, por sua vez, vê como um ativo político e eleitoral o fato de transitar com facilidade entre governo e oposição. E não quer perder essa pecha de conciliador entrando em rota de colisão com o Planalto.

Na quarta-feira, um dia após ser criticado pelo núcleo do presidente, Pacheco conversou com Bolsonaro durante reunião do comitê de enfrentamento à Covid-19 e fez questão de divulgar o encontro em suas redes sociais. Nele, Pacheco argumentou que não teria agido com falta de critério porque as duas decisões judiciais abordariam questões diferentes. A mesma explicação já havia sido dada a Flávio em troca de mensagens por WhatsApp na manhã de terça, mas não impediu a crítica horas depois.

“Conversei com o presidente Bolsonaro sobre a importância da manutenção de um ambiente de colaboração entre os Poderes e união de propósitos para a superação da crise de saúde”, escreveu Pacheco em suas redes.


Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas