terça-feira, abril 27, 2021

Flávio Bolsonaro acusa Rodrigo Pacheco de ter sido ‘ingrato’ por instalar CPI e não impedir Renan de relatar


Flávio não entende porque “tanta correria” para instalação da CPI

Paulo Cappelli
O Globo

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) afirmou nesta terça-feira, dia 27, que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi “ingrato” ao cumprir determinação do Supremo Tribunal Federal para instalar a CPI da Pandemia e, ao mesmo tempo, ignorar decisão proferida ontem pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal que procurava impedir Renan Calheiros (MDB-AL), crítico do governo, de relatar a comissão. Esta foi a primeira crítica do núcleo de Bolsonaro ao presidente do Congresso.

“Quando houve a decisão do Barroso, Pacheco disse: “Decisão não se discute, cumpre-se”. Mas, passados alguns dias, a Justiça determina que Renan não pode ser relator, e ele diz que não vai cumprir”, disse Flávio Bolsonaro.

CRÍTICA ABERTA – Indagado se houve “ingratidão” por parte de Pacheco, apoiado pelo Planalto à presidência do Senado, Flávio afirmou que sim. Esta foi a primeira vez em que Pacheco foi criticado abertamente por um integrante do núcleo de Bolsonaro.

“Entendo que houve ingratidão e falta de consideração por parte do presidente da Casa. Deveria ao menos ter nos procurado para avaliar a conveniência da CPI. No mínimo, deveria ouvir agora o (líder do governo no Congresso) Eduardo Gomes (MDB-TO) para fazer a CPI presencial. Vários passos da CPI deveriam ser presenciais. Por que não acatar essa questão de ordem e esperar todos se imunizarem. Por que essa correria? Em um momento em que todas as comissões estão paradas”, argumentou Flávio Bolsonaro.

Horas depois da declaração do senador, o TRF-1 derrubou a decisão do TJ-DF e, citando o princípio de separação dos Poderes, manteve livre o caminho para Renan Calheiros relatar a CPI.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É incrível perceber que agora não há nem a preocupação em disfarçar as declarações, deixando as intenções desviadas nas entrelinhas. Flávio foi explícito ao mostrar que a mágoa se deu em virtude do toma lá dá cá esperado, porém não efetivado, no episódio da CPI. O filho de Bolsonaro pensa (?) que, em “dívida”, Pacheco  agiria de acordo com as necessidades do Planalto, mas a bola em jogo caminha no sentido contrário. E olha que a partida mal começou. (Marcelo Copelli)


Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas