Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, abril 30, 2021

CPI Covid: pizza enorme à moda brasileira e da maioria dos políticos

 em 30 abr, 2021 4:12


Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Num país sério, a CPI da Covid seria realmente pautada por uma investigação rigorosa, séria e apontando realmente os irresponsáveis pela tragédia que o Brasil passa e que deveria ser bem menor se estivesse se preparado desde o ano passado.

A CPI é um instrumento de inquérito que deveria ser séria, através de uma investigação rigorosa e, sobretudo, apartidária. Exige imparcialidade e lisura. Começou errado ao colocar como relator um senador cuja a própria imprensa e grande parte da sociedade sabe dos seus processos que, inclusive, estão engavetados há anos.

Porém, no país chamado Brasil, a CPI da Covid vai ganhar um mês de manchete na imprensa e depois, com as centenas de requerimentos, de ações e tudo mais, ficará enfadonha como assunto principal e ao seu final será mais uma pizza à moda brasileira feita pela maioria da classe política.

Mesmo que uma meia dúzia de senadores esteja com boa intenção isso não basta. A questão é mais profunda, está na espinha dorsal do legislativo e a promiscuidade do relacionamento com o Executivo, seja ele quem for. O fisiologismo vence a boa intenção da CPI.

Num país sério, a CPI, ao seu final, responsabilizaria os culpados, mas também os colocaria fora da vida pública e, até mesmo, fariam responder criminalmente pela barbárie que submeteram boa parte dos brasileiros. A maioria que conseguiu sobreviver está desempregada, desesperada e passando fome.

Não apostem que as ruas podem mudar o jogo mesmo. No atual momento não mudará, mesmo com a insatisfação popular enorme todos estão em isolamento social por conta da Covid-19.

Até junho o Brasil deve chegar a 500 mil mortos. Sem contar o desemprego e a fome que assola milhares de brasileiros. Um quadro fértil para uma CPI de verdade, mas no Brasil os interesses para 2022 passam por cima da ética, que deveria ser humanitária neste caso.

Está longe o dia que o Brasil deixará de ser o país da piada pronta e de que as leis só funcionam para poucos. A CPI da Covid será mais uma piada melancólica para a desastrosa história da política brasileira.

INFONET

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas