Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, janeiro 17, 2021

Inep mente sobre segurança do Enem e lotação das salas, diz Defensoria


Inep mente sobre segurança do Enem e lotação das salas, diz Defensoria
Foto: Divulgação/ Enem

Na tarde da última sexta-feira (15), a Defensoria Pública da União afirmou que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) mentiu sobre a segurança em relação a ocupação de salas do Enem que acontece neste domingo (17). Enquanto o governo promete 50% de ocupação, os planos de aplicação do Inep contam com 80% de ocupação das salas em meio a pandemia de Covid-19. 


A DPU afirma que o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), sabia que a plano de ocupação das salas ultrapassa a capacidade de 50%. De acordo com o Estadão, os aplicadores do Enem relataram ocupação acima do acordado e a impossibilidade de garantir o distanciamento entre os estudantes. 


Sem condições de garantir o distanciamento de dois metros entre os candidatos, um assistente de coordenação local da prova no Paraná procurou os superiores para relatar o problema. "A resposta foi para que confiássemos na abstenção", disse à reportagem, em condição de anonimato.


De acordo com a Universidade Federal de Santa Catarina, um ofício foi enviado cobrando o Inep explicações sobre a previsão de ocupações nas salas.  "O Inep e a Cesgranrio distribuíram os participantes utilizando 80% da capacidade das salas. Em 12 de janeiro, tão logo a informação chegou à Administração Central da UFSC, a Universidade enviou ofício às duas instituições solicitando que respeitassem o limite de 40%." A UFSC cedeu as salas com a condição de que a ocupação não ultrapasse esse porcentual. 


O juiz federal Leonardo Henrique Soares, que manteve as datas da prova, afirmou que "não houve demonstração a priori" da incompatibilidade entre o número de inscritos em cada cidade e a quantidade de lugares disponíveis nos locais reservados. "O que não impede que tal comprovação seja efetivada, concretamente, no curso da aplicação das provas."

Bahia Notícias

Em destaque

Bolsonaristas utilizam a tese de perseguição para rebater o golpismo

Publicado em 27 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Flávio diz que somente Bolsonaro pode vencer Lul...

Mais visitadas