Daniel Carvalho e Ricardo Della Coletta
Folha
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O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou nesta quarta-feira, dia 1º, uma propaganda em que ele conversa, por telefone, com populares cujos rostos estão disponíveis em bancos de imagens. Uma das fotos, inclusive, já ilustrou outra campanha do governo.
Quando “Dona Maria Eulina”, de Penaforte (CE), pergunta como está a transposição do rio São Francisco em seu estado, aparece a foto de um sorridente senhora que, no site iStock, está sob a legenda “Mulher idosa feliz que sorri feliz na idade adulta – Imagem em Alta Resolução” e pode ser adquirida por R$ 45.
OBRAS – A campanha cita obras tocadas pelo Executivo federal. “Governo federal: milhares de obras e ações por todo o país. Você fala com o governo, o governo fala com o Brasil”, diz o vídeo, que estimula o espectador a mandar vídeos pelo Whatsapp. Depois de “Dona Maria Eulina”, quem pergunta é “Francisco Valmar”, de Parnamirim (RN), que questiona se há “alguma notícia boa” em relação a trem urbano.
A foto que aparece está no Shutterstock sob a legenda “retrato de trabalhador na fábrica no fundo” e, segundo o site, pode ser baixada gratuitamente. O “trabalhador na fábrica no fundo” já estrelou outra campanha do governo, “O Brasil não pode parar”, criada pela Presidência em março para respaldar o discurso de Bolsonaro de reabertura do comércio.
FAKE NEWS – Após a veiculação, descobriu-se que a foto que identifica Maria Eulina no vídeo não é dela, mas de Célia Rossin, 81, moradora de Sertãozinho (a 333 km de São Paulo). O retrato de Célia foi tirado pelo seu neto, Mailson Pignata, 32, que mora na mesma cidade. Ele fotografa para colocar as imagens em plataformas como iStock e Shutterstock, nas quais agências de propaganda costumam comprar o direito de usá-las em campanhas.
Célia diz que não se importa de aparecer na campanha e que a divulgação pode ser positiva para o neto. Ela afirma que o presidente tem deixado a desejar, especialmente na Saúde. “Ele não é especial, não. Deixa a desejar em muita coisa. A Saúde tá feia. Se tivesse socorrido em tempo teria sido melhor”, diz, sobre a crise do novo coronavírus. Ela afirma que não vota há quatro eleições.
RECUSA – Célia diz que não a viu ainda, mas que qualquer mérito que exista em sua presença nela se deve ao neto. “Nunca pensei que ele fosse tirar uma foto minha e rodar mundo afora.” Perguntada se, como na campanha, ela gostaria de receber uma ligação do presidente, ela recusou. “Não quero, não. Ah, porque não”, diz, repetindo o “não” mais três vezes.Ela aproveita para criticar a remuneração que as plataformas para os fotógrafos. “Bom para o Mailson, mas paga muito pouco.”
No iStock, por exemplo, Mailson diz que recebe cerca de 20% do valor de uma foto quando ela é comprada por um assinante. No caso da foto de sua avó, receberia R$ 9 do total de R$ 45 (no caso de compra por um não assinante, já que para assinantes o valor é ainda mais baixo). Mas ele não sabe, até o momento, em qual plataforma o governo federal adquiriu a foto. Ele só terá conhecimento em agosto, diz, quando chegarem os balanços.
CAMPANHA DE CERVEJA – Ele lida com naturalidade com o uso da fotografia de sua avó, e acrescenta que uma imagem da mesma sessão com Célia já ilustrou uma campanha da cerveja Skol. “Todas as agências usam, tanto do governo como multinacional. Tenho muita foto de plantação industrial e eles usam bastante, por exemplo. É muito mais barato e rápido pegar em um banco do que deslocar uma equipe para fazer isso”, afirma Mailson, que diz não ver problema no uso de suas fotografias pela gestão Bolsonaro.
“Não tenho implicância, não. Estão tentando fazer o trabalho deles e acharam uma maneira de fazer. Cada um tem a consciência do que faz”, afirma. Sobre o fato da imagem de sua avó ter sido usada como ilustração para as falas de Maria Eulina, Mailson também vê com tranquilidade. “Não é a primeira vez, isso acontece nas campanhas mesmo. A partir do momento que a pessoa coloca a fotografia em um banco de imagens, ela está sujeita a qualquer coisa. É como uma atriz. Aceita qualquer papel”, explica. A Secom (Secretaria Especial de Comunicação) ainda não respondeu à Folha sobre a campanha publicada pelo presidente.
RESPOSTA DA SECOM – Em nota, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) afirmou que “o vídeo publicado no dia de hoje, 1° de julho, nas redes sociais pessoais do presidente Jair Bolsonaro, trata-se de uma peça piloto inacabada que não deverá ser veiculada, não possuindo, portanto, caráter oficial. De todo modo, a fim de sanar qualquer tipo de distorção dos fatos, o vídeo foi retirado do ar”.
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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – No início da gestão de Bolsonaro, já recheada de gafes e tropeços, em uma conversa particular com o ator Osmar Prado, ele previa que, em muito pouco tempo, a trupe presidencial, incluindo o trio de filhos fantásticos, começaria a disparar contra os próprios pés. E não deu outra. A sucessão de gols contra é incontável. Nem precisam de oposição. Inoperância, discursos na contramão, ministros escolhidos a dedo para envergonhar o País internacionalmente, e muita desinformação. Com o “Alô, presidente”, a conversa ao pé do ouvido entre Bolsonaro e frutos da imaginação da Secom. Conforme questionado nesta Tribuna, o que neste (des) governo não é fake? Daqui a pouco dirão que essa gestão também é “piloto” e ainda está em fase de testes. (Marcelo Copelli)
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – No início da gestão de Bolsonaro, já recheada de gafes e tropeços, em uma conversa particular com o ator Osmar Prado, ele previa que, em muito pouco tempo, a trupe presidencial, incluindo o trio de filhos fantásticos, começaria a disparar contra os próprios pés. E não deu outra. A sucessão de gols contra é incontável. Nem precisam de oposição. Inoperância, discursos na contramão, ministros escolhidos a dedo para envergonhar o País internacionalmente, e muita desinformação. Com o “Alô, presidente”, a conversa ao pé do ouvido entre Bolsonaro e frutos da imaginação da Secom. Conforme questionado nesta Tribuna, o que neste (des) governo não é fake? Daqui a pouco dirão que essa gestão também é “piloto” e ainda está em fase de testes. (Marcelo Copelli)