Publicado em 11 de março de 2023 por Tribuna da Internet
![TRIBUNA DA INTERNET | Costa Neto descreve Bolsonaro como um palerma e “lança” Michelle à Presidência](https://i0.wp.com/urbsmagna.com/wp-content/uploads/2022/11/Valdemar_Michelle.webp?fit=900%2C600&ssl=1)
Costa Neto acredita que Michelle possa fortalecer o PL
Julia Chaib, Thiago Resende e Catia Seabra
Folha
A cúpula do PL, partido que abriga Jair Bolsonaro (RJ), avalia como crescentes as chances de o ex-presidente da República ser considerado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dessa forma, integrantes da sigla aumentam a aposta na ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como ativo eleitoral para 2026.
O caso das joias enviadas como presente do governo da Arábia Saudita para Bolsonaro ampliou o entendimento entre aliados de que ele será alvo de investigações por longo período e que isso abalará sua imagem. Para a cúpula do partido, o caso tem mais impacto sobre a imagem do próprio ex-presidente do que sobre a de sua mulher, embora ela fosse supostamente destinatária de um dos pacotes dados pelo governo da Arábia Saudita —justamente o que foi apreendido pela Receita Federal em Guarulhos (SP).
PESQUISA DE OPINIÃO – O PL planeja contratar uma pesquisa de opinião para avaliar o impacto da história das joias sobre a imagem da ex-primeira-dama, considerada uma potencial líder da direita.
Embora exista o diagnóstico de que Michelle foi menos atingida do que Bolsonaro pelas revelações das joias, o caso gera apreensão entre aliados. Tanto que a repercussão da história levou o PL a adiar o início de uma série de viagens que Michelle faria pelo país, uma agenda inicialmente prevista para esta semana.
A ex-primeira-dama é citada como opção para concorrer ao Senado pelo Distrito Federal em 2026, mas também é lembrada como nome para disputar a Presidência da República caso seu marido seja impedido pela Justiça Eleitoral.
NOS HOLOFOTES – Michelle deve ser confirmada presidente do PL Mulher em evento no dia 21 de março, numa estratégia para mantê-la nos holofotes, depois de o governo Bolsonaro ter tentado trazer de forma ilegal para o Brasil um conjunto de joias e relógio avaliado em 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões) e outras peças ainda não avaliadas.
Logo após a revelação do episódio pelo jornal O Estado de S. Paulo, Michelle alegou que não tinha conhecimento sobre as joias. Já Bolsonaro negou qualquer irregularidade e disse nunca ter pedido ou recebido os itens de luxo.
Apesar da fala, a Folha mostrou que Bolsonaro recebeu outro pacote de artigos luxuosos. O estojo continha uma espécie de rosário, anel, abotoaduras e relógio, tudo em ouro, e foi incorporado ao acervo pessoal do ex-presidente.
FOI ATINGIDO – A avaliação na cúpula do PL é a de que Bolsonaro reagiu mal à notícia e foi o principal atingido pelo caso. O ex-presidente, como mostrou a Folha, foi aconselhado a devolver os presentes dos sauditas que ficaram com ele para evitar desgastes ainda maiores.
Mesmo com a possibilidade de Bolsonaro ser impedido de disputar novas eleições, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pretende investir na imagem do ex-mandatário para eleger uma série de prefeitos no ano que vem.
A meta do PL é comandar ao menos mil cidades do país a partir de 2024. A estratégia é usar o espólio político do casal Bolsonaro para ampliar o número de prefeituras do partido.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Entre os respectivos fanáticos, tanto Lula quanto Bolsonaro são imunes a críticas e a crimes. Essas faixas de extremistas de esquerda ou direita representam cerca de 50% dos eleitores. E os restantes 50% ficaram completamente desorientados na disputa de 2022. Na próxima eleição presidencial, porém, pode surgir um candidato ou candidata de centro que consiga enfim destruir essa insana e nefasta polarização. (C.N.)