Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, janeiro 21, 2023

Uma tragédia anunciada: a democracia sob ataque

 


Tenho in­sis­tido que se en­con­trava em an­da­mento a or­ga­ni­zação de um golpe contra a Re­pú­blica Fe­de­ra­tiva do Brasil. A ação gol­pista foi es­ti­mu­lada, de forma di­reta ou in­di­reta, pelo an­tigo in­qui­lino do Pla­nalto e contou com a co­ni­vência de au­to­ri­dades do Dis­trito Fe­deral. Dei­xemos claro: não se trata de um ataque ao go­verno do PT. Não! O go­verno não é do PT nem da ampla frente de­mo­crá­tica es­tru­tu­rada para vencer o ex­tre­mismo de di­reita no país e eleger Lula pre­si­dente da Re­pú­blica.

Neste do­mingo, o Brasil e o mundo as­sis­tiram atô­nitos ao des­pre­zível e co­varde ataque pra­ti­cado contra as ins­ti­tui­ções que ali­cerçam a de­mo­cracia bra­si­leira, com o ob­je­tivo de des­ti­tuir o go­verno da Re­pú­blica Fe­de­ra­tiva do Brasil, de­mo­cra­ti­ca­mente recém-eleito. Assim, a ação per­pe­trada por esses ex­tre­mistas fa­ná­ticos foi um ato ter­ro­rista or­ga­ni­zado contra o Es­tado de Di­reito, contra a de­mo­cracia, contra a Cons­ti­tuição Fe­deral, enfim, contra o Brasil. Cer­ta­mente, al­guns po­derão ques­ti­onar, por mo­tivos di­versos, o em­prego do termo ter­ro­rismo, con­tudo o que ocorreu, neste do­mingo em Bra­sília, foi um ato ter­ro­rista e é assim que deve ser tra­tado.

Su­blinho que o novo go­verno ainda não tem o con­trole pleno da má­quina ad­mi­nis­tra­tiva e das di­fe­rentes po­lí­cias, mas ob­servo que lhe faltou uma pos­tura mais vi­go­rosa para des­ba­ratar o golpe mais do que anun­ciado. Deve ser en­fa­ti­zada a le­ni­ência e a co­ni­vência do go­verno do Dis­trito Fe­deral, a quem com­pete zelar pela se­gu­rança de Bra­sília. Em de­cor­rência, após os de­vidos trâ­mites le­gais, é ne­ces­sária a sua res­pon­sa­bi­li­zação pela omissão e inad­mis­sível cum­pli­ci­dade. 

O ataque ter­ro­rista aos pré­dios do Con­gresso Na­ci­onal, do Pa­lácio do Pla­nalto e do Su­premo Tri­bunal Fe­deral eram per­fei­ta­mente pre­vi­sí­veis e evi­tá­veis. Não pode haver ter­gi­ver­sação sobre os atos cri­mi­nosos pra­ti­cados contra o Es­tado e o povo bra­si­leiro.

O mo­mento é grave e é im­pe­rioso que sejam ado­tadas me­didas enér­gicas para a de­fesa do Es­tado De­mo­crá­tico de Di­reito e para a ime­diata pu­nição de todos os res­pon­sá­veis por esses atos ter­ro­ristas, sejam eles atores di­retos dos eventos ou sejam aqueles que os es­ti­mu­laram e os fi­nan­ci­aram.

Não é pos­sível to­lerar essas ações de cunho fas­cista que atentam contra a de­mo­cracia e o re­gime le­gal­mente ins­ti­tuído ou o país ru­mará para o caos so­cial e para um pre­vi­sível con­flito civil ar­mado. Con­clamo a todas e a todos para uma ampla mo­bi­li­zação na­ci­onal em de­fesa da de­mo­cracia.

Basta! Di­ta­dura nunca mais! De­mo­cracia sempre!

Sidnei Mu­nhoz é his­to­ri­ador e autor de Guerra Fria, His­tória e His­to­ri­o­grafia.
Pu­bli­cado ori­gi­nal­mente em Tá por dentro.

Em destaque

Salvador recebe o evento “Bahia Verão Gospel” neste sábado 01 de fevereiro

  Neste sábado (01/02), acontece em Salvador o evento “Bahia Verão Gospel”, na  Catedral dos Milagres, Alameda Praia do Flamengo, 1898, Stel...

Mais visitadas