Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, janeiro 14, 2023

Se há infiltração nesses tempos de golpes e vandalismo, é de bolsonaristas no governo Lula

Publicado em 14 de janeiro de 2023 por Tribuna da Internet

 e do governo dele, mas de todo o País.

Lula está liberando suspeitas que não devem ser só dele…

Eliane Cantanhêde
Estadão

Na primeira semana do governo Lula, uma desconhecida conversou com Jair Bolsonaro em Orlando, saiu saltitante e postou uma mensagem cifrada, avisando que dali a alguns dias haveria “novidades”. Ninguém deu bola, porque parecia só mais uma “bolsonarice”, mas mostra o quanto o ex-presidente estava ciente – senão à frente – da tentativa de golpe que o Brasil sofreu e o mundo, perplexo, assistiu no domingo, 8 de janeiro de 2023.

Foi mais um alerta, como um caminhão de querosene no aeroporto da capital da República, carros e ônibus incendiados, ameaça de invasão da sede da Polícia Federal, milhares de insanos em torno de quartéis, cerco a três refinarias do País. Mas o sinal amarelo não disparou.

ESCOLHER CULPADOS – O governador Ibaneis Rocha foi no mínimo leniente e seu secretário de Segurança, Anderson Torres, se mandou de véspera para os States, onde estava Bolsonaro, e deve ser preso hoje, depois de descoberto seu rascunho de decreto para Bolsonaro melar as eleições. Golpe! Jogar toda a culpa neles, porém, é só conveniência. Eles são parte de algo maior.

A cadeia de falhas é grande demais, grave demais, para se reagir assim: “Ah! Mas o (bolsonarista) Ibaneis garantiu que estava tudo calmo, sob controle”. Ibaneis era confiável? E por que o ministro Flávio Dino baixou um ato interditando Anderson Torres na Segurança do DF? Porque o passado de Torres condena, ou o futuro dele ameaçava?

Após limpar a área no DF, começa a ser verbalizada, até por Lula, a suspeita de algo profundamente grave e assustador: o inimigo mora ao lado.

DENTRO DO PLANALTO – O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência evaporou. O Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), subordinado ao Comando Militar do Planalto (CMP) – portanto, ao Exército – agiu como se fosse um dia qualquer e assistiu, inerte, aos criminosos subindo a rampa e quebrando tudo.

Aos poucos, Lula vai liberando suspeitas que não devem ser só dele e do governo dele, mas de todo o País. Já no domingo, dizia que, se houve omissão “dos nossos”, seria punida.

Na terça, se referia a “generais”. Na quinta, falava abertamente sobre sua desconfiança sobre a responsabilidade e as intenções de boa parte dos militares, perguntando: quem deixou a porta do Planalto aberta?

UM ERRO COLETIVO? – Falharam Defesa, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, Supremo, Câmara, Senado, que nem levaram em conta os alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O PT mira José Múcio (Defesa), mas por que só ele? Os bolsonaristas espalham que o golpe foi coisa do PT e da esquerda (tem quem acredite…), mas, se há infiltração, é de bolsonaristas no governo Lula.


Em destaque

Erros frequentes de Lula estão sendo usados para fortalecer a oposição

Publicado em 13 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Roberto Nascimento Essa tragédia do 08 de janeiro...

Mais visitadas