Quarta-Feira, 18/01/2023 - 19h49
Por Redação
Mais cinco bolsonaristas radicais que participaram dos atos golpistas nas sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (18). De acordo com a Procuradoria, quatro deles foram presos em flagrante.
Os denunciados podem responder pelos crimes de associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado contra o patrimônio da União; furto qualificado pelo rompimento de obstáculo; deterioração de patrimônio tombado.
As denúncias são assinadas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, criado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.
A Procuradoria Geral da República (PGR) informou que quatro dos cinco denunciados foram detidos dentro da sede do STF, no momento em que os atos de vandalismo ainda eram praticados, o que agilizou a apuração. O quinto denunciado foi flagrado em vídeo segurando a réplica da Constituição Federal que fica exposta no prédio.
Ainda não há data marcada para o julgamento ser feito pelo STF.
Até o momento, já são 44 as denúncias apresentadas pelo MPF. Na segunda (16), a PGR apresentou denúncia contra 39 envolvidos, por invasão ao Senado Federal.
Bahia Notícias