Publicado em 12 de janeiro de 2023 por Tribuna da Internet
Vicente Limongi Netto
Em mensagens trocadas pelo zap do grupo da Liga do Bem, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e o servidor aposentado e ex-diretor da gráfica do senado, Florian Madruga, repudiam e lamentam as barbáries de golpistas contra o prédio do Congresso, Planalto e Supremo.
Ilana diz que os atos de vandalismo contra a instituição servirão para aumentar sua motivação, por ser funcionária do senado há 25 anos e de saber que terão forças para reconstruir os danos causados, com o apoio decisivo do presidente, senador Rodrigo Pacheco (PDS-MG), que garantiu, em discurso, que “essa é uma data a ser superada, porém jamais esquecida”.
DEFESA DA DEMOCRACIA – Com o “coração sangrando”, por sua vez, o servidor Florian Madruga, sugeriu que seja criado o Dia 8 de janeiro, para que sempre seja lembrado como o dia do combate ao terrorismo e da defesa da democracia.
Para Madruga, nessa linha, todos os estragos devem ser filmados, com depoimentos de senadores e funcionários e transformados em livro, com documentário produzido pela Tv-Senado e distribuídos para escolas do Brasil. Como servidor aposentado do Senado, também endosso a revolta e indignação de Ilana e Floriam.
As barbáries e atrocidades dos canalhas e covardes, golpistas e terroristas, magoam nossos corações. Mas não diminuem nosso ânimo e vigor de prosseguir lutando pelo bom combate. A democracia é indestrutível, maior, mais bela, respeitada e amada do que o cérebro doentio da corja de patriotas de meia pataca que chafurdam no ódio, no rancor e na sarjeta dos fracassados.