Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, janeiro 16, 2023

Comandante do Exército disse a Flávio Dino: “Vocês não vão prender ninguém aqui”

Publicado em 16 de janeiro de 2023 por Tribuna da Internet

General Júlio Cesar de Arruda é nomeado comandante do Exército a partir do dia 30 - ISTOÉ Independente

Comandante do Exército evitou a prisão de manifestantes

José Carlos Werneck

Reportagem dos jornalistas Anthony Faiola, Samantha Schmidt e Marina Dias para o Washington Post revela que o comandante do Exército brasileiro, general Júlio César de Arruda disse ao ministro da Justiça, Flávio Dino: “Vocês não vão prender gente aqui”, referindo-se ao acampamento montado diante do Quartel-General do Exército. Isso deu a oportunidade para centenas de golpistas escaparem da prisão.

O texto diz claramente que o ministro da Justiça tentou prender os manifestantes após o vandalismo da Praça dos Três Poderes, mas o comandante do Exército impediu a prisão de manifestantes no quartel-general nacional do Exército, porque entre eles havia militares da reserva e parentes de militares da ativa,.

APENAS 209 PRESOS – Foi por isso que, ao final do dia no último domingo, marcado pelas manifestações em Brasília e a invasão de prédios, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que apenas cerca de 200 pessoas foram presas. Na verdade, segundo a Polícia Civil, teriam sido 209 presos, alguns em flagrante, como os 39 detidos dentro do Congresso Nacional;

Ou seja, os insurgentes que conseguiram voltar para o acampamento no Quartel-General não chegaram a ser presos no próprio domingo, com as detenções acontecendo apenas na segunda-feira, o que significa que mais de mil deles não sofreram flagrante delito e terão de ser libertados.

Agora, autoridades investigam como prova de “suposto conluio entre militares e policiais e os milhares de manifestantes que invadiram as instituições no coração da jovem democracia brasileira”, conforme diz a reportagem.

PM CONFIRMA – Na Folha, a repórter Paula Saldaña, diz que o ex-comandante da PM (Polícia Militar) do Distrito Federal Fabio Augusto Vieira, preso após as invasões, confirmou em depoimento que o Exército teria impedido que houvesse prisões no acampamento ainda na noite de domingo.

Vieira prestou depoimento à PF (Polícia Federal) na quinta-feira (12). Ele ainda afirmou ter encontrado o diretor de Operações da PM, coronel Jorge Naime, durante o quebra-quebra, apesar de ele estar de férias.

Segundo Vieira, teriam vindo desse departamento da corporação informações de que não haveria risco no ato que estava sendo organizado no dia 8.


Em destaque

Os políticos já estão temperando o angu de caroço para 2026

  em  15 jan, 2025 8:35 Adiberto de Souza As preliminares para a campanha eleitoral de 2026 sinalizam que a disputa pelo governo de Sergipe ...

Mais visitadas