Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, outubro 02, 2022

Moraes afirma que Brasil demonstrou maturidade democrática nas eleições

 Domingo, 02 de Outubro de 2022 - 22:51

por Nicole Angel, de Brasília

Moraes afirma que Brasil demonstrou maturidade democrática nas eleições
Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou, na noite deste domingo, que a sociedade brasileira demonstrou grande maturidade democrática durante as eleições de 2022. A fala de Moraes foi feita durante coletiva de imprensa no TSE, após divulgação que os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) irão disputar o 2 turno.

 

"As eleitoras e eleitores se dirigiram as seções eleitorais, votaram, escolheram os seus candidatos em absoluta paz e absoluta segurança. Agradeço a todos aqueles que de uma forma ou outra participaram dessa grande festa da democracia”, ressaltou Moraes.

 

Moraes chamou a data do pleito de “festa da democracia” e ressaltou a segurança das urnas eletrônicas. "Agradeço a imprensa, jornalistas, que muitos auxiliaram para divulgar teste de integridade, o projeto piloto de biometria, divulgar novas urnas, para tornar transparente o que sempre foi transparente. Para mostrar que é seguro o que sempre foi seguro. Para mostrar que eletrônicas urnas ele representam, no boletim de urna, a vontade popular”, disse o ministro.

 

Além disso, o presidente do TSE afirmo que não houve intercorrências graves relacionada às eleições ao longo de todo dia. "Nós não tivemos nenhuma intercorrência gravíssima, relacionada a questões politicas e ideológicas”, explicou o ministro.

 

Ao final de sua fala, o presidente do TSE voltou a ressaltou que o Brasil é a "única grande democracia do mundo" a apurar e divulgar todos os votos ainda no mesmo dia da votação. "Há dois grandes vencedores do dia de hoje: o primeiro é a sociedade brasileira. E o segundo é a justiça eleitoral, que mostrou competência, agilidade, seriedade e total transparência na divulgação dos voto”, declarou Moraes.

 

O presidente do TSE estava acompanhado da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de uma série de autoridades federais. Também participaram do evento observadores internacionais que vieram ao país para acompanhar o dia de votação

Bahia Notícias

Em destaque

PSB quer apoiar Lula disputando a reeleição com Alckmin de vice

Publicado em 15 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Siqueira diz que Alckmin deve ser mantido na chap...

Mais visitadas