Publicado em 28 de outubro de 2022 por Tribuna da Internet
Deu no Estadão
O jornal norte-americano The New York Times publicou, nesta quinta-feira, 27, um vídeo que mostra a importância das eleições brasileiras para os próximos anos da Amazônia. A produção traz cenas de queimadas e garimpo. “Será uma eleição decisiva para todo o mundo”, ressalta o vídeo de pouco maios de seis minutos de duração.
Com foco em momentos tensos do noticiário político dos últimos anos, a produção traz posicionamentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o tema.
QUEIMAR TUDO – “Todos precisam de um presidente brasileiro que não vai queimar tudo”, diz o vídeo, detalhando a importância da floresta amazônica e mostra como o ecossistema é um fundamental regulador de clima, influenciando a meteorologia do mundo com o ciclo do carbono, as chuvas que se formam na região e a riqueza em espécies vegetais, minerais e animais.
Sobre Bolsonaro o vídeo destaca frases polêmicas do presidente, como: “Sou defensor do meio-ambiente, mas não vou admitir mais Ibama, multando a torto e a direito por aí, essa festa vai acabar”.
REDUÇÃO DAS CHUVAS – Em relação a Lula, o NYT fala sobre o plano do petista para controlar o desmatamento da floresta, mas lembra do escândalo de corrupção revelado pela Lava Jato que culminou com a prisão do ex-presidente.
“A perda de milhões de árvores já causou diminuição das chuvas. Por isso, as áreas ainda não transformadas em fazendas devem mudar de floresta densa para savana seca à medida que a Amazônia atinge um ponto de inflexão (quando não há mais retorno)”, destaca a produção.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O mundo inteiro está de olho no Brasil, por causa da preservação da floresta amazônica, que o governo Bolsonaro desprezou com todas as suas forças, de uma maneira infantil e irresponsável, que mancha a imagem do Brasil no exterior. (C.N.)