em 4 jul, 2022 16:55
Mais de 200 pessoas foram afetadas pela inundação na Prainha da Adutora, no município de Telha, região do Baixo São Francisco. A enchente vem ocorrendo desde o último sábado, 2, quando uma barragem se rompeu no estado de Alagoas, em decorrência das fortes chuvas no local, ocasionando o aumento do volume de água no Rio São Francisco.
De acordo com a Prefeitura de Telha, o nível da água aumentou em 1,5m, atingindo bares e restaurantes da Prainha. Pelo menos 200 pessoas, entre comerciantes e seus funcionários tiveram suas atividades prejudicadas. Não houve registro de mortes, mas os comerciantes perderam seus estoques, estão impedidos de trabalhar e não sabem o que fazer para garantir a renda.
A Prefeitura de Telha informou que o nível da água começou a baixar razoavelmente, mas destacou que é preciso cautela. “Estamos prontos para realizar o mutirão de limpeza do espaço, assim que a água voltar ao seu nível normal. Dessa forma, os comerciantes poderão voltar aos bares e restaurantes com toda a tranquilidade. As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e da Prefeitura estão monitorando o local pessoalmente e alertando aos munícipes que não entrem na água no estado em que se encontra, evitando, assim, maiores transtornos para todos”, afirmou o órgão.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Telha, não há uma previsão para a redução do nível do rio e tudo dependerá da quantidade de chuva em Alagoas.
Esta não é a primeira vez este ano que o local sofre com a cheia do Velho Chico. Em janeiro, em decorrência da abertura das comportas da Hidrelétrica de Xingó, por causa das fortes chuvas na bacia do rio, em Minas Gerais, os comerciantes também tiveram seus bares e restaurantes inundados e precisaram paralisar suas atividades. Na época, um auxílio foi criado no município para prestar assistência à esse público.
Por Luana Maria e Verlane Estácio
INFONET