Publicado em 4 de julho de 2022 por Tribuna da Internet
Deu na Isto É
As companhias controladas diretamente pela União tiveram um lucro líquido de 187,7 bilhões de reais em 2021, contra 60,6 bilhões de reais registrados no ano anterior, informou o Ministério da Economia, ressaltando que o valor é o maior desde 2008.
No ano passado, segundo relatório da pasta, as estatais pagaram 101 bilhões de reais de dividendos e juros sobre capital próprio, sendo 43 bilhões de reais para o governo federal. O número engloba repasses relativos ao lucro de anos anteriores e antecipação por conta do resultado de 2021.
LUCROS E INVESTIMENTOS – O lucro no ano foi majoritariamente gerado por Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Eletrobras, representando 98% do total.
Os dados consolidados mostram que as estatais federais investiram 57,5 bilhões de reais em 2021. Do total, 90,3% foram no setor de petróleo e gás.
No total, os ativos das 47 companhias somaram 5,482 trilhões de reais em 2021. O faturamento total ficou em 999,8 bilhões de reais.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Os números não mentem e revelam uma realidade consagradora. No entanto, ainda há políticos, empresários e banqueiros que defendem as privatizações. São uns imbecis, como diz o Lula. O pior é sabe que as desnecessárias privatizações são defendidas por um governo paramilitar como o de Jair Bolsonaro. Isso significa que já não se fazem militares como antigamente, quando todos eles, sem exceção, eram nacionalistas e defendiam o interesse público. Bons tempos! A gente era feliz e não sabia… (C.N.)