sexta-feira, junho 18, 2021

Rodrigo Maia não tem espaço com PT e fez a escolha errada, ao apoiar Lula precocemente

Publicado em 18 de junho de 2021 por Tribuna da Internet

Imagem da Matéria

Charge do Gilmar (arquivo Goole)

Merval Pereira
O Globo

O deputado Rodrigo Maia é um típico exemplo de político que nunca foi popular, nunca teve grande votação – tem sido eleito com pouca folga – mas ao contrário dos políticos populares, é um grande articulador de bastidores.

Mostrou isso claramente na Câmara, onde foi eleito presidente várias vezes e tinha controle absoluto sobre o plenário. Mas perdeu a mão no final.

FICOU SEM RUMO – Quando o STF impediu que se candidatasse mais uma vez à presidência, demorou a escolher o sucessor, quis impor uma escolha pessoal, como se pudesse ainda controlar as bancadas. Isso fez com que saísse do DEM, onde perdeu a liderança dentro do partido e brigou com ACM, seu amigo há muitos anos. Hoje, está sem rumo, não tem importância de voto que faça com que as legendas o procurem.

Tem boa representatividade na sociedade civil e nos empresários, não sei até que ponto isso é interessante para Lula. Acho que pode acabar ajudando nessa questão, mas tenho dúvidas de que desempenhe papel importante na campanha e mais ainda num futuro governo Lula. Não vejo muita chance de Maia aparecer num esquema do PT, que é muito fechado.

OPÇÃO ERRADA – Se partir para apoiar Lula, vai ter uma redução de prestígio. Teria mais força dentro de um governo Doria, ou poderia também apoiar o Mandetta, se este sair do DEM.

Talvez a polarização entre Lula e Bolsonaro ajude o surgimento de uma terceira via, pois quem não tem opção, vai ter que criar uma; não só os eleitores, mas também os políticos, e então poderia se criar consenso em torno de um nome alternativo que tenha condições vencer os dois.

ESTÁ DIFÍCIL – Pode ser uma chance de união de grupos de centro, centro-direita e centro-esquerda em torno de um nome. Vejo Mandetta muito forte nesta condição de terceira via capaz de unir.

Ciro Gomes não une tanto, sua história política é muita confusa. Já esteve no PSDB, na ARENA, agora está na esquerda, já esteve junto com Lula e agora são adversários. Uma figura como Mandetta pode ter condições de unir políticos e eleitores.

Mas será difícil para ele dentro do DEM, que aparentemente está se aproximando de Bolsonaro.

Em destaque

Com volta do recesso, oito bancadas da Câmara ainda não definiram seus líderes

Publicado em 1 de fevereiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lideranças serão definidas no próximo mês Victor...

Mais visitadas