O êxito da CPI da Pandemia, no que se refere à punição dos culpados pela política negacionista e pelo boicote às medidas preventivas, que já levaram a mais de 477 mil mortes, depende única e exclusivamente do procurador-gera da República, Augusto Aras.
A CPI apura os crimes, que foram e continuam sendo muitos, e cabe ao procurador-geral fazer a denúncia. Mas, será que o Aras vai cumprir com o seu papel de acatar as provas e fazer a denúncia de todos os culpados, sejam eles quem forem?
Essa é a grande questão e, pior, é que muitos permanecem na dúvida. Será que o procurador-geral vai denunciar todos os culpados?
Daí, se a CPI der em pizza, como alegam alguns, não é por culpa dos senadores, mas por falha de quem não cumpriu o papel de dar sequência aos trabalhos, formalizando as denúncias. Claro que ninguém está afirmando a priori que isso vai acontecer; claro que todos esperam que os culpados sejam exemplarmente punidos.
Mas, que existe a preocupação quanto à pizza, isso existe. Apenas, por dever de justiça, no caso da pizza, se vier a acontecer, não foi preparada no Senado porque – repito -, os senadores apuram e estão apurando muito bem, mas caberá ao procurador-geral da República fazer a denúncia.
Aras almeja ser indicado ministro do Supremo Tribunal Federal e, então, será que o procurador-geral vai denunciar o governo, no caso da CPi concluir pela sua culpabilidade nos erros na condução da política de combate à pandemia?
Eis a questão.│
Roberto Villanova
http://blogdobob.blogsdagazetaweb.com/
11 de junho de 2021