Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, abril 09, 2021

CPI da Pandemia é iniciada em momento de extrema fragilidade do governo Bolsonaro


Jair Bolsonaro Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS

Jair Bolsonaro não terá como refutar as acusações da CPI

Eduardo Bresciani
O Globo

Existe um ditado no Congresso de que é possível saber como uma CPI começa, mas não como ela termina. A instalação de uma investigação nesses moldes no momento atual é um duro golpe para o presidente Jair Bolsonaro, que ficará em uma situação de extrema fragilidade perante o Congresso.

Acuado pela possibilidade de um impeachment desde o início da pandemia, Bolsonaro cedeu à política ao fazer uma aliança com o Centrão em busca de garantir mais estabilidade no cargo. As concessões feitas, porém, sempre foram muito aquém do desejado pelo Congresso, que recicla semanalmente pedidos por cargos e mais verbas do Orçamento para suas bases.

RECORDES DE MORTES – O recrudescimento da situação sanitária com seguidos recordes de mortes já tinha deixado claro que o governo teria dificuldade de impor sua agenda legislativa mesmo com a eleição em fevereiro de aliados para o comando da Câmara e do Senado. Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) avisaram ao Planalto ser impossível discutir, por exemplo, uma agenda de reformas agora — e cobraram mudança de postura do governo sobre a pandemia.

Na semana passada, buscando acalmar os ânimos, Bolsonaro abriu mão do ministro Ernesto Araújo e fez um remanejamento na Esplanada dando a articulação política do governo ao Centrão, com a nomeação de Flávia Arruda. O gesto agradou, mas ainda é considerado insuficiente.

CRISE NO CONGRESSO – E agora há uma crise entre parlamentares e a equipe econômica, que considera inexequível o Orçamento aprovado pelo Congresso. Enquanto o time de Paulo Guedes pressiona o presidente a vetar emendas, Lira tem sido o mensageiro de que isso pode significar uma sucessão de derrotas no Legislativo.

Se a negociação política estava longe de ser concluída, o ingrediente da instalação de uma CPI sobre a pandemia no Senado torna o Planalto ainda mais vulnerável.

Resta saber se Bolsonaro vai adotar o pragmatismo da aproximação com o Centrão e fazer composições para reduzir os riscos que seu governo correrá com a investigação ou se partirá para o enfrentamento com o Congresso, algo que sua militância sempre defendeu.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O ministro Luís Roberto Barroso agiu corretamente. Se a Oposição preencheu todos os requisitos, os presidentes do Senado, o ex, Davi Alcolumbre, e o atual, Rodrigo Pacheco, não poderiam deixar de convocá-la. (C.N.)


Em destaque

General Mário Fernandes sugeriu a Bolsonaro retorno de Braga Netto à Defesa por ‘apoio’ ao golpe

  Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general Braga Netto 25 de novembro de 2024 | 19:36 General Mário Fe...

Mais visitadas