Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, abril 23, 2008

Candidatura do PT será lançada sábado

Quatro tendências internas reunidas no grupo “A Esperança é Vermelha” lançarão no próximo sábado a pré-candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino a prefeito de Salvador, em ato que terá início às 9 horas, no Colégio das Mercês, na Avenida Sete. A informação foi prestada ontem pelo secretário-geral do Diretório Municipal do partido, Edísio Nunes, que integra a corrente Esquerda Democrática Popular. Pelo Estatuto do PT, uma candidatura majoritária pode ser lançada se for indicada por três membros da Executiva, dois terços do Diretório ou, ainda, 5% dos filiados, o que, no caso de Salvador, onde há cerca de seis mil militantes, significa 300 assinaturas de apoio. “Vamos por esse último critério para mostrar nossa força na base”, disse Edísio, anunciando que pelo menos mil petistas participarão do lançamento. O secretário-geral acredita que Pelegrino será escolhido candidato do PT, porque “o outro nome que poderia concorrer com ele numa prévia, que é o deputado Walter Pinheiro, já adiantou que não deseja disputar a indicação”. Ele informou que no ato de lançamento de Pelegrino estarão presentes, entre outros correligionários de expressão, os prefeitos de Camaçari e Recife, respectivamente Luiz Caetano e João Paulo, e a deputada federal Maria do Rosário, vencedora das prévias para a candidatura do PT a prefeito de Porto Alegre. Um dos principais articula-dores de Pelegrino é o deputado Yulo Oiticica, para quem seu candidato, no contexto interno, já larga na frente, “porque foi o único que defendeu, desde o início das discussões, a candidatura própria do PT”. Ele ressalva que o parlamentar está “mais à vontade” no processo, mas respeita os postulantes de todos os partidos de esquerda, com os quais, a depender dos entendimentos, poderá criar uma Frente Alternativa. Lembrando que Pelegrino não foi ao segundo turno em 2004 por três mil votos, o que representa 0,23% do eleitorado, Yulo disse que o parlamentar continua desfrutando de “grande popularidade” na capital, onde foi o deputado federal mais votado do PT, com o dobro de votos do segundo colocado. “Ele é também o deputado que, com as emendas que apresentou ao Orçamento da União, mais trouxe verbas federais para Salvador”, acrescentou.(Por Luís Augusto Gomes)
OAB-BA defende envio de lista diretamente a Lula
O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, Saul Quadros, defendeu a apresentação, diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da lista sêxtupla formada pela OAB para o preenchimento de vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A posição foi motivada pela recusa dos ministros da corte em escolher três entre os seis nomes propostos pela Ordem para ocupar uma vaga por meio do quinto constitucional. “Não podemos afagar quem não nos respeita. O STJ está abdicando do direito de escolher três nomes dos seis oferecidos pela OAB e o Conselho Federal não pode admitir esse comportamento desrespeitoso. Por isso vou propor que a lista sêxtupla seja encaminhada diretamente ao presidente da República”, afirmou Saul Quadros. Ele informou que a posição da seccional baiana será discutida no Colégio de Presidentes das subseções da OAB no Estado da Bahia, que acontece no próximo dia 25 em Feira de Santana. Os indicados pela entidade de classe dos advogados brasileiros preenchem os requisitos constitucionais exigidos por lei - como notório saber jurídico, conduta ilibada e comprovação de dez anos na advocacia. Somente se os candidatos não preenchessem tais requisitos o STJ poderia deixar de apreciar a lista. Essa justificativa, no entanto, não foi alegada pelos ministros. Foi a primeira vez em sua história que o STJ não votou uma lista apresentada pela OAB.
Unesco e governo baiano assinam convênio de 1,4 mi
Assinatura de Projeto de Cooperação Técnica Internacional (Prodoc) é mais uma iniciativa na reabilitação sustentável do Centro Antigo de Salvador. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), instituição com vasta experiência na reabilitação de Centros Históricos, assina com o governo do Estado da Bahia, hoje, um Projeto de Cooperação Técnica Internacional para a criação de uma estratégia de sustentabilidade para o Centro Histórico de Salvador (CAS). O acordo será assinado no Salão de Atos da Governadoria, pelo governador do Estado, Jaques Wagner, pelo secretário de Cultura, Márcio Meirelles e pelo representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, com presença de outros secretários de Estado, município, Organizações não-Governamentais (ONGs) e representantes da sociedade civil. Baseado na relação entre Cultura e Desenvolvimento, o Projeto de Cooperação Técnica Internacional (Prodoc) reconhece a importância da inclusão da cultura no planejamento urbano da cidade de Salvador e se propõe a criar alternativas para garantir a sustentabilidade econômica, física e social dos moradores que habitam o Centro Antigo. A assinatura do projeto prevê a realização de pesquisas socio-econômicas fundamentais para o desenvolvimento de um projeto de reabilitação sustentável do CAS, que já conta com ações emer-genciais em execução, além da criação de uma unidade gestora vinculada ao Escritório de Referência. “Os dados que dispomos hoje não dão conta de explicar a problemática do Centro Antigo. Com as pesquisas inéditas que serão realizadas, poderemos traçar ações específicas e desenvolver um projeto de longo prazo”, explica Beatriz Lima, coordenadora geral do Escritório de Referência, unidade gerencial da Secretaria de Cultura. Com a assinatura do convênio, a Unesco atuará na região do CAS criando um ambiente que permita aos moradores manifestarem sua expressão cultural e diversidade criativa.
Missa marca 10 anos da morte de Luís Eduardo
Uma missa no início da noite de ontem lembrou os dez anos da morte do deputado Luís Eduardo Magalhães. Familiares, amigos e políticos estiveram presentes na cerimônia realizada na Igreja da Vitória, em Salvador. Na quarta-feira, às 18h, outra homenagem a Luís Eduardo, que faleceu no dia 21 de abril de 1998 aos 43 anos, vítima de enfarte - interrompendo uma trajetória política que tinha a Presidência da República como limite -, será feita no memorial que leva seu nome, localizado na Avenida Paralela. No ano de sua morte, Luís Eduardo, apontado como sucessor natural do pai, Antonio Carlos Magalhães, preparava-se para disputar o governo do Estado. Em um discurso feito no Palácio de Ondina, ele afirmou, em março de 1998, que aquele era o momento ímpar na sua carreira política, quando deixara de concorrer a uma vaga na Câmara Federal para, caso fosse eleito, suceder Paulo Souto à frente do governo baiano. O governador Jaques Wagner (PT), que era próximo a Luís Eduardo, ressaltou a sua admiração pelo deputado, de quem disse ser amigo. “Fui contemporâneo do deputado Luís Eduardo Magalhães, como líder da oposição quando ele era o presidente da Câmara Federal, ligado ao governo Fernando Henrique Cardoso. Desenvolvi, além da amizade, um relacionamento que foi de respeito, apesar das diferenças de pensamento”, frisou Wagner.
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas