Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, abril 18, 2008

Medição mais exata da taxa de glicose

Novo aparelho já vem codificado, evitando erros de leitura
Angélica Paulo
São Paulo
Existem hoje no Brasil 11 milhões de diabéticos. Muitos sequer fazem idéia de que são portadores da doença. Mas aqueles que convivem com o tipo 1 ou 2 sabem que são necessários cuidados específicos para que se possa levar uma vida normal. Um dos passos mais importantes é o monitoramento dos níveis de glicose, feito por aparelhos que usam o sangue para fazer a medição.
Chegou ontem ao mercado brasileiro o primeiro sistema de monitoramento inteligente, o Bayer Breeze 2, que por já ser codificado, evita que o paciente cometa erros de leitura no nível da glicose.
- Estes erros, quando ocorrem, podem interferir no tratamento da doença, levando-o a administrar níveis errados de insulina – alerta Antônio Cardone, diretor da divisão Diabetes Care da Bayer para a América Latina.
Os aparelhos utilizados por pacientes no Brasil, hoje em dia, são operados pelo próprio paciente, que insere um código ou chip a cada nova troca das tiras utilizadas para a medição da glicose, fazendo com que, muitas vezes, a leitura seja realizada de maneira incorreta.
- Um em cada seis pacientes que usam aparelhos convencionais faz a codificação de maneira incorreta - afirma Cardone. - Com a nova tecnologia, conseguimos zerar os erros na leitura do diagnóstico decorrentes de falhas nessa codificação.
Antônio Roberto Chacra, chefe de Endocrinologia da UNIFESP/EPM (Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina, esclarece que o paciente precisa de números exatos para administrar a insulina:
– Um simples erro nos resultados pode alterar a conduta em relação ao tratamento.
A dor decorrente dos exames tradicionais também pode ficar mais aliviada. É que o Bayer Breeze 2 exige uma quantidade menor de sangue (um decilitro) do que os aparelhos já disponíveis no mercado. Além disso, realiza o diagnóstico em apenas cinco segundos e tem memória para 420 resultados de testes. As tiras reagentes (onde o paciente deposita o sangue a ser analisado) são embaladas individualmente, evitando contaminação e contato com o ambiente externo.
Pacientes idosos vão se beneficiar do amplo visor do equipamento.
Já disponível em lojas especializadas, a nova tecnologia também não deve pesar no bolso. Segundo Cardone, o preço máximo sugerido para o aparelho é R$ 85, enquanto a caixa com 50 tiras não deve sair por mais do que R$ 82. O paciente que adquirir o Bayer Breeze 2 ainda encontra, no site da empresa (www.bayer.com.br), o software do produto que, entre outras especificidades, permite o envio online do resultado da medição do diabético diretamente para seu médico.
Fonte: JB Online

Em destaque

Juiz suspende reajuste de prefeito de Manaus e aponta ilegalidade

Por  Thais Matos 9 de janeiro de 2025 O prefeito de Manaus, David Almeida (Composição de Weslley Santos e Paulo Dutra/CENARIUM) MANAUS (AM) ...

Mais visitadas