terça-feira, abril 22, 2008

Imprudência Marinha mantém buscas a padre desaparecido em SC

SÃO PAULO - As buscas aéreas pelo padre Adelir De Carli, 41 anos, no litoral de Santa Catarina, foram suspensas às 18h de ontem. Durante o dia, o Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), da Polícia Militar de Santa Catarina, continuou o trabalho de buscas ao padre paranaense, que está desaparecido desde a noite de anteontem, quando tentava fazer um vôo sentado em uma cadeira amarrada a mil balões de festas, cheios de gás hélio. O último contato aconteceu por volta das 21h, quando avisou que estava pousando no mar, no litoral norte de Santa Catarina.
No site da Pastoral Rodoviária, à qual o padre está ligado, ele declara ter “vasta experiência” como esportista. De Carli já tinha levantado vôo, com a ajuda de 500 balões, em 13 de janeiro deste ano, em Ampère, no sudoeste paranaense. Atingiu 5.337 metros e desceu quatro horas e 15 minutos depois, a 110km dali, em San Antonio, na Argentina. Segundo ele, o recorde de altitude anterior era de 3,9 mil metros, de um norte-americano. Desta vez, De Carli pretendia bater o recorde de tempo, que é de 19 horas, e ficar uma hora a mais nos ares. Esperava que os balões o levassem para o interior do Paraná, a partir de Paranaguá, no litoral do estado, de onde decolou por volta das 13h de anteontem.
A subida foi rápida e o desaparecimento no meio das nuvens igualmente. A preocupação da equipe de apoio também veio cedo, pois às 14h45 ele já estaria a 5,8 mil metros de altitude, quase o dobro do previsto e, ao contrário do oeste, dirigia-se para o leste, em direção ao oceano. Em contato telefônico com produtores da RPC, o padre disse que estava bem de saúde e com a consciência tranqüila, mas relatou muito frio e desconhecimento sobre o equipamento.
Nos contatos feitos com sua equipe, ele disse que chegou a se distanciar até cerca de 50km da costa de São Francisco do Sul. Por volta das 20h, já tinha voado 145km desde Paranaguá. O último contato foi com o comandante do Graer, capitão Nelson Henrique Coelho, por volta das 21h, quando avisou que estava pousando no mar e deu as coordenadas que apontam para as ilhas Tamburetes. Por volta de meia-noite e meia, os primeiros balões foram avistados na Praia da Penha, a cerca de 60km ao sul de São Francisco do Sul.
As buscas começaram a ser feitas por cerca de cem pessoas, que tinham o auxílio de um helicóptero da Polícia Militar de Santa Catarina, duas embarcações da Marinha e um avião Bandeirante da Força Aérea Brasileira, além de um avião do governo do Paraná e vários pescadores voluntários. Apesar do vento de cerca de 60 a 70km no mar, o tempo e a visibilidade eram bons até a tarde de ontem. Na Paróquia São Cristóvão, em Paranaguá, onde De Carli é pároco, fiéis passaram o dia em orações.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas