Preso, jovem de 15 anos confessa que faz parte da quadrilha que atacou médido. "Breve vou estar na rua de novo, pode botar aí"
O médico ortopedista Lídio Toledo Filho, de 35 anos, baleado em uma tentativa de assalto na noite do dia 31 de dezembro, está paraplégico. A notícia foi divulgada pelo pai dele, o ex-médico da seleção brasileira de futebol Lídio Toledo e confirmada pelo Hospital Samaritano, em Botafogo, onde a vítima permanece internada em coma induzido, respirando com o auxílio de aparelhos. O estado dele é considerado grave.
"A reversão da paraplegia de meu filho é muito improvável, porque o tiro lesionou a nona e a oitava vértebras, que comprometem os movimentos dos membros inferiores. Ele está bem monitorado e reage bem, mas sabemos que é uma lesão de alto risco", avaliou o pai da vítima.
A mulher de Toledo, Maria Silene Trajano, de 35 anos, também foi baleada e está internada, mas não corre risco de morrer. O casal ia para uma festa de Réveillon na Barra da Tijuca, Zona Oeste, quando foi atacado.
Ontem, Toledo Filho foi submetido à cirurgia para estabilização da coluna e retirada de fragmentos ósseos e do projétil. Segundo o boletim do hospital, os tiros lesionaram as vértebras e seccionaram a medula espinhal, deixando o médico com paraplegia traumática. Em quatro dias, ele deve ser submetido a outra cirurgia, desta vez para correção da mandíbula, que foi atingida por um tiro e está fraturada.
A polícia prendeu ontem o jovem M.S.R., de 15 anos, que confessou fazer parte da quadrilha que tentou assaltar o casal na avenida Edson Passos, no Alto da Boa Vista, Zona Norte da cidade. "Breve, breve vou estar na rua de novo. Pode botar aí", disse o jovem à reportagem quando ainda negava o crime.
No final da tarde de ontem, ele admitiu a policiais que abasteceu a moto e a entregou aos comparsas, os motoboys Alan de Assis Mendes, de 25 anos, e Rafael Silva de Oliveira, de 23 anos, que seriam primos. Os dois estão foragidos.
A polícia disse que M. era vizinho de Mendes na favela do Catambri, na Tijuca, e atuava como olheiro da quadrilha. A função dele era escolher as vítimas e informar aos cúmplices a descrição dos veículos que seriam atacados.
A dupla abordou o Honda Fit de Toledo Filho quando o médico diminuiu a velocidade ao passar por um radar, que obriga os motoristas a trafegar a 40km/h. Segundo 13 testemunhas ouvidas pela polícia, ele reagiu e jogou o carro na direção da moto dos assaltantes. Os bandidos caíram e a vítima bateu com o carro em um muro. Em represália à reação do médico, Mendes, que estava na garupa, levantou, foi até o carro e atirou diversas vezes à queima-roupa contra o casal. O ortopedista levou um tiro no pescoço e dois no tórax. A mulher dele foi baleada duas vezes no tórax.
Ontem, moradores pediram a retirada do radar. "Não acredito que o crime teve ligação com o radar. Os bandidos teriam abordado o carro em outro ponto", declarou o delegado-titular da 19ª Delegacia de Polícia da Tijuca, Walter Alves de Oliveira.
Quadrilha
O policial acredita que a quadrilha é bem maior. "Após o crime, os dois fugiram, mas dez minutos depois outros homens vieram resgatar a moto. Essas pessoas também serão identificadas e presas. Este foi um crime bárbaro e não vamos descansar até colocar todos atrás das grades", disse o delegado.
Além do jovem, a polícia apreendeu em uma casa de festas na favela do Catambri a moto que já tinha sido consertada e descaracterizada com a troca do guidom e das setas para dificultar o reconhecimento. O delegado também estuda o indiciamento da dona da moto, que seria de uma tia de Oliveira, moradora do morro do Borel, vizinho ao Catambri.
Fonte: Tribuna da Imprensa
Em destaque
TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno
TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno Por Política Livre 29/01/2026 às 10:18 Foto: ...
Mais visitadas
-
É com profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento de José Aureliano Barbosa , conhecido carinhosamente pelos amigos como “Zé de Or...
-
Compartilhar (Foto: Assessoria parlamentar) Os desembargadores do Grupo I, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergip...
-
. Nota da redação deste Blog - Que Deus dê todo conforto, força e serenidade para enfrentar este luto.
-
Tiro no pé : É de se notar que nem os Estados Unidos fizeram barulho sobre o assunto pelo qual se entranhou a mídia tupiniquim
-
O problema econômico do nosso vizinho vai requerer um bom caldeirão de feijão e uma panela generosa de arroz. Voltar ao básico Por Felipe Sa...
-
O mundo perdeu uma pessoa que só andava alegre, cuja sua ação habitual era o riso, um pessoa humilde que demonstrava viver bem com a vida...
-
Por`ESTADÃO O País assistiu, estarrecido, ao sequestro das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado por parlamentares bolsonaristas que decidir...
-
Foto Divulgação - Francisco(Xico)Melo É com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento do ...
-
É com profunda indignação, tristeza e dor que registro o falecimento do meu amigo, o farmacêutico Pablo Vinicius Dias de Freitas , aos 46...