Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Eletrobrás: indicações dividem o próprio PMDB

BRASÍLIA - Foi tensa a reunião realizada na noite de segunda-feira entre o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, com dirigentes do PMDB. Depois que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vetou a indicação do engenheiro Evandro Coura para a presidência da Eletrobrás - gesto agravado por várias pendências relativas ao preenchimento de cargos do setor elétrico -, parlamentares do partido escancararam sua insatisfação.
Articulador político do governo, Múcio pediu serenidade e disse que os grupos do PMDB precisavam se entender. Motivo: o bombardeio aos nomes apresentados para compor a diretoria das estatais também parte de parlamentares do próprio PMDB, ainda dividido entre as bancadas da Câmara e do Senado.
Dilma quer um perfil mais técnico para compor a diretoria das empresas ligadas ao Ministério de Minas e Energia, há dez dias comandado por Edison Lobão. Executivo do Grupo Rede, um dos maiores na distribuição de energia, Coura também comanda a Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE).
Foi indicado pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), a pedido do senador José Sarney (PMDB-AP), mas a Casa Civil avalia que sua entrada no governo provocaria conflito de interesses. Diante do impasse, o mais cotado para assumir a presidência da Eletrobrás, agora, é Flávio Decat, ex-presidente da Eletronuclear.
Na reunião de segunda-feira, o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), também deixou claro que o partido não está gostando da queda-de-braço com o PT, que tenta agora derrubar a indicação de Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobras.
Tudo porque o senador Delcídio Amaral (PT-MS) quer preservar no cargo seu afilhado Nestor Cerveró. Na prática, o freio de arrumação imposto por Dilma fez com que a discussão do assunto fosse empurrada para depois do Carnaval. O presidente do Senado disse ontem que se limitou apenas a endossar a posição das bancadas do PMDB, ao indicar Evandro Coura, não se tratando, portanto, de uma escolha pessoal.
Garibaldi afirmou que só conheceu Coura quando ele próprio o procurou após ter sido indicado. "Eu não tenha relação de amizade com ele", explicou. "Fui procurado até por ele e conversamos depois que a bancada resolveu indicá-lo. Estou é convalidando esta indicação", explicou.
O senador disse ter recebido informações dos que estão "mais na linha de frente" das indicações, como os líderes do PMDB,Valdir Raupp (RO), e do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que Coura "é uma pessoa capaz e tem plenas condições de exercer o cargo".
Garibaldi negou que Coura seja mais um dos nomes indicados pelo senador José Sarney para a área energética. Segundo ele, os líderes é que patrocinaram a indicação do presidente da ABCE para a Eletrobrás. Sobre o fato de não ter nenhuma proximidade com o candidato para um cargo tão cobiçado, disse que não há o que estranhar.
"Este não é o primeiro nem o último caso", alegou. "Eu diria que é até curioso, mas na maioria das vezes se critica porque se é amigo demais, daí se diz que você está indicando um amigo. E já quando você faz a indicação de uma pessoa que não é amiga, aí se diz que você não conhece o candidato", comparou.
"Quer dizer que para se chegar ao candidato ideal, não é um caminho fácil". O presidente do Senado discorda da tese predominante nos bastidores da Casa Civil da Presidência de que a "fatura" do PMDB em troca do apoio político no Congresso esteja muito cara.
Argumentou que, no começo do governo, todos os partidos aliados fizeram suas indicações. "Por que só o PMDB não pode?", questionou. O senador atribuiu a visibilidade recebida agora pelo partido no loteamento de cargo subordinados ao Ministério de Minas e Energia à nomeação de um peemedebista para comandar a pasta.
Ele disse desconhecer a existência de confronto entre as aspirações da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para o setor e o seu partido. "Eu não sei se isso existe, imagine se eu vou dizer que a ministra está se chocando com o PMDB...Eu não sei, pode até ser que esteja, mas eu não sei", desconversou.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Mauro Cid, ex-auxiliar de Bolsonaro, volta à PF e detalha venda de joias sauditas nos EUA

  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado O ex-ajudante de ordens da Presidência tenente-coronel Mauro Cid 26 de abril de 2024 | 19:40 Mauro Ci...

Mais visitadas