Publicado em 21 de janeiro de 2023 por Tribuna da Internet
Carlos Newton
Se você quer saber a verdade sobre a Petrobras e a defesa dos interesses nacionais no estratégico setor da energia, precisa ler com frequência o site da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet). Os especialistas da Petrobras, em diversas categorias, estão entre os melhores do mundo e não existem rivais que os superem em matéria de águas profundas, por exemplo.
Por experiência própria, eles sabem que no Brasil a exploração de petróleo precisa ser estatal, como ocorre na Arábia Saudita, Venezuela, Irã, Nigéria, Noruega, China, Kuwait e muitos outros países. Aliás, a Alemanha acaba de reestatizar sua macroempresa de gás, a Uniper. Pensem nisso.
Diante dessa realidade, a Aepet divulgou nota com algumas iniciativas relativas ao setor energético que propõe ao novo governo.
###
PROPOSTAS DOS ENGENHEIROS DA PETROBRAS
– Restauração do monopólio estatal do petróleo pela Petrobras;
– Reversão da privatização dos ativos da estatal, destacando a BR Distribuidora, refinarias, malhas de gasodutos, Liquigás e Comgás, Fafens, direitos de exploração e produção de petróleo e gás natural e as participações na produção de petroquímicos e biocombustíveis;
– Alteração da política de preços da Petrobras, com o fim do Preço Paritário de Importação (PPI);
– Limitação da exportação de petróleo cru, com adoção de tributos que incentivem a agregação de valor e o uso do petróleo no país;
– Recompra das ações da estatal negociadas na Bolsa de Nova Iorque (ADRs);
– Desenvolvimento da política de conteúdo nacional e de substituição de importações;
– Estabelecimento de um plano nacional de pesquisa e investimentos em energias potencialmente renováveis, sob a liderança da Petrobras.
###
P.S.1 – Os neoliberais de sempre vão criticar as sugestões dos engenheiros da Petrobras, considerando que seriam comunistas, mas na realidade eles são apenas especialistas. E há uma diferença enorme entre os dois conceitos. Aliás, neste particular Lula deveria seguir a proposta de Ciro Gomes, que pretendia reestatizar a Petrobras e transformá-la na maior empresa de energia limpa do mundo, com investimentos massivos nas modalidades solar e eólica, para baratear o preço da energia e diminuir o Custo Brasil.
P.S. 2 – A dúvida agora é saber se o futuro presidente da estatal, Jean Paul Prates, será capaz de fazê-lo ou também pretende se vender por trinta dinheiros, como seus antecessores. Como ele já trabalhou como consultor para as multinacionais do petróleo, paira uma enorme suspeita em cima dele. (C.N.)