Publicado em 11 de janeiro de 2023 por Tribuna da Internet
Deu na Folha
Coluna Painel
A cúpula do PT torce para que o ministro da Defesa, José Múcio, peça para deixar o cargo espontaneamente, citando desgaste pessoal ou apelo de familiares. Seria uma saída honrosa para ele, que pouparia o presidente Lula (PT) da tarefa de demitir um aliado antigo com poucos dias de governo.
Múcio é considerado dentro do governo um bom político e hábil negociador, além de pessoa afável e de fácil trato. O problema, diz um integrante da cúpula petista, é que o momento pede alguém de perfil mais agressivo, para derrotar definitivamente os golpistas. A oportunidade seria agora, uma vez que os manifestantes estão desmoralizados, após a invasão da Esplanada dos Ministérios. O temor é que essa janela se perca em breve.
NÃO RENUNCIARÁ – Um comunicado foi feito pelo Ministério da Defesa por meio de nota. “O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, informa que não pediu renúncia do cargo. É completamente falsa a informação que circula nas Redes Sociais.”
Em publicação terça-feira no Twitter, o deputado federal André Janones (Avante) disse que o chefe da Defesa entregaria sua carta de renúncia “nas próximas horas”.
No último domingo (8), Múcio disse que não é mais possível “aturar” os acampamentos golpistas em frente aos quartéis-generais do Exército.” Não tem como continuar assim, vamos tomar providência, não tem mais como aturar isso.” Mas na semana passada, ao tomar posse, disse que tinha amigos nos acampamentos e que as manifestações eram democráticas. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha, Lula avaliou que o ministro errou ao chamar atos golpistas de “democráticos”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Ao fazer essa declaração na posse, Múcio agiu politicamente, tentando iniciar um apaziguamento. Ao que parece, porém, o governo de Lula não quer apaziguamento e vai continuar incentivando a polarização, que tem sido altamente prejudicial ao país. É triste ver serem prestigiados ministros sem dignidade e preparo, como Waldez Góes, Margareth Menezes e Daniela do Waguinho, enquanto tentam fritar José Múcio, que só acrescenta ao governo petista. É surrealismo puro. (C.N.)