Nessa batalha cívica travada entre vereadores da oposição, cidadãos jeremoabenses, ONG e a imprensa, já começou a surtir efeito, pois batemos em muitas portas e contuaremos bantendo até atingir o nosso objetivo que é moralizar a coisa público, defendendo o nosso dinheiro pago através de impostos.
"Combate à corrupção e fortalecimento da democracia
Site Prattein - Que relações existem entre corrupção e democracia?
Fabio Ribas - Pode-se dizer que a corrupção tende a ser tanto mais intensa quanto mais frágil forem os mecanismos de controle social em um país. E o controle social só é efetivo em um Estado Democrático de Direito, onde a lei e a ética estejam garantidas institucionalmente e sejam internalizadas pelas pessoas, onde exista participação popular organizada e acesso a informações.
A crise atual do nosso sistema político-partidário, a alta incidência de episódios de corrupção e as manifestações populares desencadeadas no país a partir de junho mostram que temos muito a caminhar no sentido do fortalecimento de nossa democracia. Como toda crise contém um elemento de oportunidade, vivemos hoje um momento em que a intensificação da corrupção e do mau uso do dinheiro público trazem a oportunidade e, mais do que isso, tornam imperativa a necessidade de fortalecimento da democracia no Brasil.
Talvez se possa afirmar que, hoje, a ação mais decisiva para o avanço de nossa democracia seria promover um maior controle da sociedade sobre os orçamentos públicos."
Graças aos vereadores da oposição em Jeremoabo está havendo início de controle sobre o Orçamento Público, é por isso mesmo que o prefeito juntamente com os vereadores da situação se esperneiam e apelam para o impossível, porém a verdade vencerá, ninguém está acima da lei e do povo; todo o poder emana do povo.
Graças a ação firme do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual em Salvador, as sangrias contra o dinheiro público começam a ser estancadas, isso é apenas o começo de uma longa jornada, mais bombas serão explodidas.
Quando os bons se calam, os maus triunfam.
Atribui-se a Martin Luther King uma frase de valor inquestionável: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. É exata! É sob o silêncio cúmplice dos decentes que alguns dos maiores crimes acabam sendo perpetrados.
Enquanto isso não ocorre, la nave va, cada vez mais fellinianamente. E não se esqueça, hoje é sexta-feira, 13. (C.N.)