A Polícia Federal usou as redes sociais na noite desta segunda-feira (9) para desmentir a informação de que uma mulher idosa teria morrido nas dependências do órgão, em Brasília, na noite de ontem.
A posição da PF foi divulgada após a deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PL-DF) ter usado seu tempo no púlpito da Câmara para disseminar a informação falsa. A fala da parlamentar ocorreu durante a discussão do PDL 1/2023, que trata sobre a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.
Apesar de repudiar, o que classificou como "atos de vandalismo e depredação do patrimônio público e os ataques a policiais", Kicis se manifestou contra a intervenção federal no DF, além de afirmar que o afastamento do governador Ibaneis Rocha foi "ilegal".
"Não se justifica essa intervenção no Distrito Federal. Eu fui Procuradora do Distrito Federal. Já passamos por outra situação em que se pedia intervenção e que, ao final, acabou não sendo concedido. Tenho aqui comigo parecer da Procuradoria-Geral do Distrito Federal que afirma que as Forças de Segurança do Distrito Federal são plenamente capazes de manter a segurança jurídica", disse a deputada durante o uso da palavra.
Confira o momento em que a deputada Bia Kicis usa a tribuna da Câmara dos Deputados para disseminar a informação falsa:
Momento em que a deputada Bia Kicis (PL-DF) usa o púlpito da Câmara para espalhar a fake news de que uma senhora teria morrido sob a custódia da Polícia Federal.
— Irlan Simões ???? (@IrlanSimoes) January 10, 2023
No próximo tweet, o trecho em que ela espalha nova fake news: de que a OAB teria confirmado a morte da senhora. pic.twitter.com/f8nF3m4PsZ
Hoje da Tribuna,informei que recebi a notícia do falecimento de uma idosa sob custódia da PF mas que não havia confirmação do fato.Posteriormente anunciei a confirmação pela OAB.O Presidente da OAB/DF me alerta que a confirmação não partiu da OAB. Peço desculpas pelo equívoco.
— Bia Kicis (@Biakicis) January 10, 2023
Bahia Notícias