Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, janeiro 21, 2023

21 Legitimidades políticas



Erro comum nas democracias é considerar que a legitimidade para governar decorre exclusivamente do resultado das urnas. Essa concepção tem em seu âmago a noção de que apenas o que é legal é legítimo.

Por Paulo Paiva (foto)

Erro comum nas democracias é considerar que a legitimidade para governar decorre exclusivamente do resultado das urnas. Essa concepção tem em seu âmago a noção de que apenas o que é legal é legítimo. Não é assim. Uma coisa é vencer outra, muito diferente é governar, como argumentou recentemente Roberto Brant (“A distância entre vencer e governar”).

Desta forma, destaco que, de um lado, está a legitimidade político-institucional derivada do resultado das eleições e garantida pelas leis que autorizam o eleito a exercer suas funções, dentro dos limites constitucionais, e, de outro lado, está a legitimidade político-social que resulta da confiança e respeito da sociedade nas atitudes e ações do governante e de seu governo.

No caso do presidente Lula, a legitimidade político-institucional é inconteste e reações para desconhecê-la devem ser punidas conforme estabelece a legislação. O principal desafio para o governo Lula será conquistar a legitimidade político-social em uma sociedade diversa e dividida politicamente. Precisa-se de ações concretas, não apenas de discursos, visando não à cooptar os adversários, mas a desarmar os espíritos de parte considerável dos segmentos da sociedade que não confiam no PT ou que discordam de muitas de suas políticas. O lavajatismo, os evangélicos, o agronegócios e os militares são casos exemplares.

Lavajatismo

Seu passado lhe condena. A principal chaga do governo Lula é seu passivo de corrupção. A soltura de Lula não significou sua absolvição na Justiça, tampouco sua eleição significou sua absolvição pela sociedade. O PT não tem a confiança da maioria dos eleitores. 

Evangélicos

As esquerdas e a igreja católica não conseguiram dialogar com uma vasta proporção da população, residente nas periferias urbanas, com baixa escolaridade e baixa renda familiar, que é acolhida pelas igrejas evangélicas, como observou Juliano Spier (Povo de Deus).

Agronegócios

A questão central da resistência dos segmentos do agronegócios ao PT não está nas restrições ao desmatamento ou à preservação da Amazônia, mas na garantia ao respeito à propriedade da terra, ameaçada pelas invasões do MST e congêneres ou pelas demarcações de terras indígenas.

Militares

Aqui a questão é mais complexa, como analisa Fabio Victor (Poder Camuflado), pois tem raízes em conflitos históricos. Dois temas interdependentes dificultam a relação entre o poder civil e o poder militar: a tutela militar sobre o poder civil e o processo de anistia com suas feridas ainda abertas.

Não são questões fáceis. Lula precisa tratá-las sem preconceitos, com dialogo e boa fé de quem deseja, realmente, governar para todos os brasís. Com a falsa ideia de que existe apenas um Brasil, fiel à hegemonia petista, Lula jamais encontrará a paz e a confiança necessárias para restabelecer a legitimidade político-social de seu governo.

O Tempo

Em destaque

Entendendo a Previdência: Já pensou em pagar períodos em aberto e se aposentar mais cedo?

  Entendendo a Previdência: Já pensou em pagar períodos em aberto e se aposentar mais cedo? sexta-feira, 24/01/2025 - 10h00 Por Rodrigo Maci...

Mais visitadas