Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, agosto 06, 2022

Presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos elogia Taiwan




Pelosi diz que viagem à Ásia não teve objetivo de mudar status quo

Por Sakura Murakami e Kiyoshi Takenaka

Tóquio - A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, elogiou Taiwan nesta sexta-feira, prometeu solidariedade dos Estados Unidos (EUA) e disse que sua viagem pela Ásia, que levou a exercícios militares sem precedentes de uma China enfurecida, nunca teve como objetivo mudar o status quo regional.

Pelosi e uma delegação do Congresso estavam no Japão na última etapa de uma viagem à Ásia que incluiu uma breve e não anunciada parada em Taiwan, a ilha autogovernada que Pequim considera seu território, o que levou a China a realizar exercícios de tiro real em águas em torno de Taiwan, com cinco mísseis atingindo a zona econômica exclusiva do Japão.

Sua parada em Taiwan, a visita de mais alto nível de uma autoridade dos EUA em 25 anos, ocorreu no momento em que o Japão, um dos aliados mais próximos de Washington, está cada vez mais alarmado com o crescente poder da China no Indo-Pacífico e a possibilidade de Pequim tomar uma ação militar contra Taiwan.

"Dissemos desde o início que nossa representação aqui não visa mudar o status quo em Taiwan ou na região", disse ela em entrevista coletiva após se reunir com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

"O governo chinês não está satisfeito que nossa amizade com Taiwan seja forte", acrescentou. "É bipartidário na Câmara e no Senado, apoio esmagador à paz e ao status quo em Taiwan."

A China condenou a viagem de Pelosi, que levou a delegação a Cingapura, Malásia e Coreia do Sul, além de Taiwan e Japão.

Segundo emissora estatal chinesa, os exercícios militares, que começaram na quinta-feira --um dia depois que Pelosi deixou Taiwan-- e devem terminar no domingo, serão os maiores conduzidos pela China no Estreito de Taiwan. Os exercícios envolveram munição real nas águas e no espaço aéreo ao redor da ilha.

Reuters / Agência Brasil

Em destaque

"Demolição do Parque de Exposição: Um Atentado à Legalidade e ao Bem Público"

. O vídeo que estou reproduzindo aborda um assunto crucial para a comunidade de Jeremoabo: o direito municipal e a alienação de bens públi...

Mais visitadas