Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, agosto 06, 2022

Nova Guerra Fria




Rivalidade com China e Rússia diminui influência de Washington na África

Por Edoardo Pacelli* 

O Departamento de Estado dos EUA anunciou, na sexta-feira, que o secretário de Estado, Antony Blinken, viajará para a África do Sul, República Democrática do Congo e Ruanda. A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, por sua vez, irá a Gana e Uganda neste mês de agosto.

As viagens ocorrerão depois da visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, a quatro países: Egito, Etiópia, Uganda e República do Congo, e após a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Camarões, ao Benin e a Guiné-Bissau. Há uma reação contínua contra as políticas francesas no continente – que muitos africanos, especialmente em países outrora governados pela França, veem como neocoloniais, depois, por exemplo, do comportamento mantido pelo governo francês, de Mitterand, durante o genocídio da etnia tutsi, por parte dos hutus, em 1994.

A diplomacia dos EUA é amplamente percebida, por seus eleitores, por ser impulsionada pela rivalidade com a China e a Rússia, o que diminui a influência que Washington tem sobre os governos africanos, quando se trata de direitos humanos.

Em Ruanda, Blinken deve trazer à tona a detenção do residente permanente dos EUA, Paul Rusesabagina, crítico ferrenho do atual presidente ruandês, Paul Kagame. Rusesabagina é o protagonista do sucesso do filme Hotel Ruanda; ele foi condenado, por Kagame, a 25 anos de prisão por acusações forjadas de terrorismo.

O filme trata da situação em Ruanda, no ano de 1994, quando um conflito político entre as etnias hutus e tutsi levou à morte quase 1 milhão de pessoas em cem dias. O mundo fechou os olhos ao genocídio, mas um homem fez a diferença: Paul Rusesabagina, que era o gerente de um sofisticado hotel na capital, Kigali, quando o conflito começou. Munido apenas de coragem, e com um tímido apoio dos Capacetes Azuis da ONU, abrigou no hotel mais de 1.200 adultos e crianças que corriam sério risco de vida.

Blinken, igualmente, deve mediar a crescente disputa entre Kigali, a capital de Ruanda, e Kinshasa, no leste do Congo.

O senador norte-americano Bob Menendez, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, instou Blinken a realizar uma “revisão abrangente” do “desrespeito contínuo do governo de Ruanda pelos direitos democráticos e humanos”.

*Edoardo Pacelli é jornalista, ex-diretor de pesquisa do CNR (Itália), editor da revista Italiamiga e vice-presidente do Ideus.

Monitor Mercantil

Em destaque

"Análise Eleitoral em Jeremoabo: Os Potenciais Candidatos e as Incertezas do Processo"

No meu entender ao observar as eleições de Jeremoabo só há dois pré-candidatos que se destacam como potenciais concorrentes contra Matheus...

Mais visitadas