Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, agosto 05, 2022

EUA pressionam Rússia a aceitar troca de prisioneiros após condenação de Griner




Jogadora de basquete norte-americana Brittney Griner, que foi condenada a 9 anos de prisão 04/08/2022 

Por Heather Timmons, em Washington

WASHINGTON - Os Estados Unidos pressionaram a Rússia a aceitar um acordo que busca libertar dois norte-americanos presos na Rússia, após um deles, a estrela do basquete Brittney Griner, ser condenada a 9 anos de prisão nesta quinta-feira em uma acusação por posse de drogas.

“É uma proposta séria. Nós os incentivamos a aceitarem. Eles deveriam ter aceitado semanas atrás quando a fizemos pela primeira vez”, disse o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, sem dar mais detalhes.

Washington ofereceu trocar o traficante de armas russo Viktor Bout, que cumpre sentença de 25 anos de prisão nos Estados Unidos, por Griner e o ex-fuzileiro naval Paul Whelan, disseram fontes com conhecimento da situação à Reuters.

A Rússia havia tentado acrescentar o assassino condenado Vadim Krasikov, que está preso na Alemanha, à troca, disse uma fonte com conhecimento do assunto à Reuters.

Ao ser questionado nesta quinta-feira se Washington estaria disposto a reconsiderar o pedido da Rússia após a sentença de Griner, Kirby rechaçou: “Acho que nem chamaríamos isso de uma contraproposta”.

Whelan, que tem passaportes de EUA, Reino Unido, Canadá e Irlanda, foi condenado a 16 anos de prisão em 2020 na Rússia por espionagem. Griner foi condenada e sentenciada nesta quinta-feira por levar cartuchos de vape com óleo de haxixe à Rússia.

Reuters / SWI

Em destaque

Michelle viaja e Bolsonaro espera que Trump reverta sua inelegibilidade

Publicado em 18 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Com lágrimas nos olhos, Bolsonaro chega ao aeropo...

Mais visitadas