Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, julho 25, 2021

Comportamento de Bolsonaro indica problemas de desequilíbrio emocional que podem ser graves

Publicado em 25 de julho de 2021 por Tribuna da Internet

Bolsonaro deveria ser examinado por uma junta médica

Ednei José Dutra de Freitas

Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Paranoide, que parece ser o caso de Jair Bolsonaro, caracterizam-se por suspeitas constantes de desconfiança quanto às pessoas em geral. Recusam qualquer responsabilidade por seus próprios sentimentos e atribuem responsabilidade aos outros.

O fanático e o colecionador de injustiças são indivíduos litigiosos. Podem ter um linguajar impulsivo-agressivo, desconfiar de todos, duvidar das Instituições, como é o caso agora de denunciar fraudes até nas urnas eletrônicas, e defender os já provados fraudulentos votos impressos.

Não sente empatia pelo sofrimento alheio e é falso amigo dos que têm convívio amistoso com eles, mas é uma amizade aparente, porque, diante de qualquer pretexto ou contrariedade a seus interesses, destrata os que dele se acham amigos e os abandona à própria sorte, e algumas vezes os leva a ruína.

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS – A característica essencial do Transtorno de Personalidade Paranoide é uma tendência global e inadequada – começando na idade adulta jovem e presente em uma variedade de contextos – para interpretar as ações alheias como deliberadamente humilhantes, persecutórias ou ameaçadoras.

Quase invariavelmente estes indivíduos esperam ser prejudicados pelos outros de alguma forma. Frequentemente questionam, sem justificativa, a lealdade ou confiabilidade de amigos e colegas.

Esses pacientes externalizam suas próprias emoções e usam como defesa a projeção – isto é, atribuem a outros indivíduos impulsos e pensamentos que são incapazes de aceitar em si mesmos. Além disso, Ideias de referência, grandeza e ilusões são defendidas comumente.

EMOCIONALMENTE FRIOS – Os pacientes com este transtorno são afetivamente restritos e são frios, em termos emocionais. Orgulham-se de serem racionais e objetivos, mas este não é o caso.

Esses pacientes não possuem calor humano e se impressionam e prestam muita atenção a temas de poder e hierarquia, expressando desdém por aqueles vistos como fracos, doentios, prejudicados ou de alguma forma defeituosos.

Em situações sociais, os indivíduos com Transtorno da Personalidade Paranoide podem parecer práticos e eficientes, mas frequentemente geram medo ou conflito com outros indivíduos.

JUNTA PERICIAL – Em consequência, dados os comportamentos visivelmente bizarros do presidente da República, negando a pandemia de coronavírus, frequentando multidões sem máscara, induzindo seus asseclas a prescreverem medicamentos ineficazes para a covid-19 e provocando aglomerações e discursando para um grupo de apoiadores que desejam a volta do AI-5 o fechamento do STF, do Congresso, além da indiferença com os mortos pela Covid-19, não mostrando compaixão ou luto pelos mortos e respectivos parentes, por tudo isso é necessário que o Supremo indique uma junta pericial de Psiquiatras Forenses, para diagnosticar e atestar o estado de saúde mental do Presidente Jair Bolsonaro.

Se for confirmado Transtorno de Personalidade Paranoide (que não tem cura, pois não é uma doença psiquiátrica mas um transtorno inato da personalidade, o que é inato é imutável) ou outra doença que exiba alienação mental, que seja afastado definitivamente da função de presidente da República.

(Ednei José Dutra de Freitas, PhD. é psiquiatra, psicanalista, Membro Titular da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, Analista Didata
da International Psychoanalytical Association (IPA), ex-professor de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ)

Em destaque

Dólar alcança R$ 6 depois de medidas de contenção de gastos e isenção de IR

Publicado em 29 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (jornaldebrasilia.com.br) Pedro ...

Mais visitadas