O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe – (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, repudia as agressões verbais sofridas pelo jornalista Carlos Ferreira, secretário de Comunicação da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. A nossa solidariedade se estende também aos demais Jornalistas que compõem a Secretaria Municipal de Comunicação.
De forma estranha e antiética, o Programa Jornal da Fan (Fan FM), conduzido pelo radialista Narcizo Machado, classificou o colega de comunicação de capanga virtual, numa clara demonstração de desrespeito ao Código de Ética da Profissão e ao Jornalista, que exerce com competência e dignidade o seu trabalho profissional.
O inciso III do artigo 12 do Código de Ética da categoria, diz que o Jornalismo deve tratar com respeito todas as pessoas mencionadas em uma informação jornalística. Já o inciso IX do mesmo artigo, diz que o profissional do Jornalismo deve manter relações de respeito e solidariedade no ambiente de trabalho.
Sendo assim, o SINDIJOR, como único e legítimo representante dos Jornalistas e do Jornalismo em Sergipe, que tem prezado por uma relação de respeito e constante diálogo com todos os veículos de imprensa, incluindo a Fan FM, condena a postura do veículo de comunicação, bem como do referido programa jornalístico, solicitando que ambos adotem uma postura respeitosa aos profissionais da imprensa que estão servindo a população, na condição de servidor público, a exemplo do jornalista Carlos Ferreira e demais membros da Secretaria de Comunicação.
O SINDIJOR coloca à disposição dos colegas agredidos por este ou qualquer outro veículo de imprensa a sua Comissão de Ética Profissional, para adotar as medidas necessárias, a fim de que o respeito prevaleça na relação do trabalho jornalístico.
SINDIJOR
Em Defesa dos Jornalistas e do Jornalismo
INFONET
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.