Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, julho 30, 2021

 "Força das trevas em ação": mídia da Alemanha destaca ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas, a seca no Pantanal e ações do governo para enfraquecer instituições de proteção ambiental.



Bolsonaro participa de evento no Palácio do Planalto

"Ao enfraquecer a confiança dos eleitores no sistema eleitoral, ele dá desculpa para contestar o resultado caso perca a eleição"

Der Spiegel – "Força das trevas em ação" (24/07)

O presidente Jair Bolsonaro coloca em dúvida a confiabilidade das eleições no Brasil. [Em entrevista à Spiegel], o cientista político brasileiro Oliver Stuenkel explica o que ele pretende com isso.

Spiegel: Há meses, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro vem semeando dúvidas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas. Entre outras coisas, ele afirma que, sem o uso dessas máquinas supostamente propensas a fraudes, ele teria vencido as eleições presidenciais de 2018 no primeiro turno. O que exatamente Bolsonaro tem a expor?

Stuenkel: Na verdade, não muito, afinal ele mesmo foi eleito várias vezes com essas urnas [eletrônicas]. Acho que ele está interessado em outra coisa, uma espécie de plano B: ao enfraquecer a confiança dos eleitores em nosso sistema eleitoral, ele está dando uma desculpa para contestar o resultado caso perca a eleição presidencial no ano que vem.

Spiegel: Como os apoiadores dele lidam com isso?

Stuenkel: Muitos veem supostamente forças das trevas em ação com interesse em manipular eleições: globalistas, chineses, ONU e George Soros. Aos seus olhos, são as mesmas pessoas que supostamente roubaram a vitória eleitoral de Donald Trump e agora têm como alvo o Brasil.

Spiegel: Depois da invasão do Capitólio, em Washington, Bolsonaro disse que a situação em Brasília poderia ser pior. Até que ponto isso deve ser levado a sério?

Stuenkel: Muito sério, eu acho. Bolsonaro não foi apenas um dos últimos chefes de Estado do mundo a parabenizar Joe Biden [pela vitória nas eleições americanas]. Para espalhar a lenda de Trump sobre a eleição roubada entre seus apoiadores, ele até aceitou consequências negativas para as relações entre Brasil e EUA.

Spiegel: Neste momento, o ex-presidente Lula está claramente à frente em todas as pesquisas eleitorais. Suponhamos que Bolsonaro realmente perca as eleições no próximo ano, o que poderá acontecer depois?

Stuenkel: Uma cópia dos eventos em Washington ainda seria o melhor dos casos. Mas também pode haver muito mais violência, envolvendo policiais militares e militares. Mesmo generais moderados poderiam apoiar isso, e as consequências seriam incalculáveis

https://www.dw.com/pt-br/o-brasil-na-imprensa-alem%C3%A3-28-07/a-58678811?maca=pt-BR-Twitter-sharing

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas