Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, julho 28, 2021

Alvo da ameaça de Braga Netto era o STF, não Congresso, diz site

Alvo da ameaça de Braga Netto era o STF, não Congresso, diz site
Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - e não o Congresso - foram os alvos da suposta ameaça feita pelo general Braga Netto de que não haveria eleições em 2022 sem voto impresso. A informação é da colunista Thaís Oyama, do UOL.

 

Na semana passada, o jornal Estadão revelou que o ministro da Defesa se reuniu com um interlocutor que ficou responsável em enviar seu recado: "a quem interessasse, que não haveria eleiões em 2022, se não houvesse voto impresso e auditável" (lembre aqui).

 

Segundo a publicação da colunista, o interlocutor citado seria o senador Ciro Nogueiro, que assumiu a Casa Civil, e além de Lira, os "alvos" originais foram atingidos pelo comunicado, entre eles o ministro Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

 

Ainda de acordo com o UOL, pouco antes da suposta ameaça de Braga Netto, uma reportagem apontou que os ministros do STF Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre Moraes estariam promovendo reuniões com congressistas para esvaziar o projeto do voto impresso, que tramita na Câmara dos Deputados.

 

No dia seguinte à publicação, Bolsonaro indicou ter lido o texto. "Tem uma articulação de três ministros do Supremo para não ter o voto auditável. Se não tiver, eles vão ter que apresentar uma maneira de termos eleições limpas. Se não tiver, vamos ter problemas no ano que vem", disse o presidente durante conversa com apoiadores.

 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, vai intimar o ministro da Defesa, Braga Netto, para prestar esclarecimentos sobre supostas ameaças que teria feito contra o processo eleitoral (leia mais aqui).

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas