Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 11, 2021

Lula inclui Eduardo Paes e Rodrigo Maia em articulação para montar palanque no Rio

Publicado em 11 de junho de 2021 por Tribuna da Internet

Lula se reúne com representantes da esquerda no Rio de olho no palanque para a candidatura à Presidência em 2022 Foto: Reprodução

Lula já se reuniu com representantes da esquerda no Rio

Sérgio Roxo
O Globo

Lula se reúne com representantes da esquerda no Rio de olho no palanque para a candidatura à Presidência

Na sequência das articulações políticas que iniciou após recuperar os seus direitos políticos em março, o ex-presidente Lula se encontra nesta sexta-feira (11) com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), em um almoço no Palácio da Cidade. O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também deve participar.

A disputa eleitoral do Rio no próximo ano deve fazer parte da conversa. Nesta quinta-feira, Lula se reuniu, entre outros, com o deputado Marcelo Freixo, que deve se filiar ao PSB nas próximas semanas. O petista tem ajudado nas articulações para a viabilizar a candidatura do parlamentar ao governo do Rio no próximo ano. A ideia é incluir o PSD na aliança.

SANTA CRUZ – Paes tem colocado como opção lançar a candidatura do atual presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, ao governo estadual. Segundo a colunista Bela Megale, Santa Cruz vai participar do almoço desta sexta-feira. Outro que estará presente é Maia, que negocia a entrada em um novo partido após romper com o DEM.

Uma opção citada por petistas é que Santa Cruz seja vice de Freixo ou candidato ao Senado na chapa. O deputado Alessandro Molon (PSB), que também participou da reunião com Lula nesta quinta-feira, tenta se viabilizar para ser o candidato a senador da chapa.

O Rio é o segundo destino de Lula após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular as suas condenações na Operação Lava-Jato. No começo de maio, Lula esteve em Brasília, onde se reuniu, entre outros, com Maia, com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e com lideranças do MDB.

ACORDOS ESTADUAIS – Apesar não admitir claramente que será candidato a presidente no ano que vem, Lula tem se dedicado à construção dos palanques estaduais. Em São Paulo, a aposta é no ex-prefeito Fernando Haddad, que tem mantido encontros com apoiadores e dado entrevistas para rádios do interior do estado. Haddad, inclusive, acompanhou Lula em sua viagem a Brasília.

O ex-presidente também entrou em campo para garantir que o PT não fique refém de outros partidos na eleição para o governo de Minas, o segundo estado com mais eleitores do país. Desde a redemocratização, nunca um presidente foi eleito sem obter a maioria dos votos entre os eleitores mineiros.

Em reunião com o ex-presidente, caciques petistas de MInas  decidiram lançar a pré-candidatura do deputado federal Reginaldo Lopes. Antes de Lula recuperar os seus direitos políticos, dirigentes do estado vinham cogitando uma composição para apoiar a candidatura do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

POSSIBILIDADE – Nos bastidores, é citada a possibilidade de os nomes de Reginaldo e até de Haddad, com menor chance, serem retirados no futuro se houver necessidade de uma composição que ajude a chapa de Lula a atrair mais partidos aliados.

—  Está se construindo um amplo consenso no PT de que a centralidade nossa em 2022 é a disputa nacional.Tudo que nós fizemos nos estados estará sincronizado com a disputa nacional em torno da candidatura de Lula. Candidaturas nos estados que não sejam vinculadas a isso não serão prioridades para nós — afirma o deputado José Guimarães (PT-CE), que coordena o grupo de acompanhamento das candidaturas nos estados.

Guimarães acrescenta que “a candidatura de Haddad em São Paulo é prioridade absoluta” diante das boas perspectivas de sucesso em razão das dificuldades enfrentadas pelo PSDB no estado, com o embate entre o ex-governador Geraldo Alckmin e o atual governador João Doria.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Graças ao Supremo, estamos de volta para o futuro, com Lula fechando acordos para inviabilizar uma terceira via e voltar ao poder, trazendo consigo Dirceu, Dilma, Gabrielli, Vaccari & Cia. É graças ao Supremo, repita-se, exaustivamente. (C.N.)  

Em destaque

Polícia prende suspeito de participar de ataque a assentamento do MST em SP

  Foto: Reprodução/TV Globo Ataque a assentamento do MST em Tremembé (SP) deixa dois mortos e seis feridos 11 de janeiro de 2025 | 20:31 Pol...

Mais visitadas