Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 11, 2021

Liminar suspende decisão que cassou mandato de vereadores do DEM em Angical

por Ailma Teixeira

Liminar suspende decisão que cassou mandato de vereadores do DEM em Angical
Foto: Reprodução/ Jornal Gazeta do Oeste

A Justiça Eleitoral suspendeu os efeitos da decisão que cassou os mandatos dos vereadores eleitos pelo Democratas em Angical. A sentença publicada na quinta-feira (10) havia julgado procedente a ação que acusa a chapa de fraudar o percentual mínimo de gênero exigido na legislação, a chamada "cota feminina" (veja aqui). Com isso, os vereadores atingidos - Edimar Vieira, Nizaldo Silva e Dário Coité - ingressaram com um recurso e a Justiça acatou.

 

A nova decisão, também datada de ontem, aponta que o indeferimento do registro de candidatura de Celeste Moreira de Jesus Paixão, sem que houvesse uma substituição da candidata, não é motivo suficiente para sustentar a condenação. Além disso, a sentença indica que a citada "inexpressividade dos recursos auferidos para a campanha" da candidata Thamires Oliveira Silva de Jesus, "a inexpressividade da votação obtida, e a mui tímida movimentação de campanha política em causa própria" são "apenas indícios", o que não dá condição para que eles fundamentem "um decreto de condenação tão gravoso quanto a cassação de um mandato eletivo conferido pela legítima vontade popular". Com esse entendimento, o magistrado suspendeu a liminar e os três vereadores continuarão a exercer seus mandatos até que o colegiado aprecie o recurso.

Bahia Notícias

Em destaque

VOCÊ SABIA QUE QUEIMAR LIXO, AINDA QUE EM PROPRIEDADES PARTICULARES, É CRIME?

Queimar lixo é uma prática comum em muitas regiões, mas é importante saber que, além de prejudicial ao meio ambiente e à saúde, também é con...

Mais visitadas